III Workshop CBNA Aqua discute nutrição em aquicultura
Aquicultura

III Workshop CBNA Aqua discute nutrição em aquicultura

Evento realizado em Campinas, entre os dias 14 e 15 de agosto.

21 de agosto de 2019

arroba publicidade
O III Workshop CBNA Aqua do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal reuniu pesquisadores e especialistas para discutir diversos temas relacionados à nutrição em aquicultura e as principais tendências de inovação na área. O evento foi realizado em Campinas, São Paulo, entre os dias 14 e 15 de agosto.
 
A programação do primeiro dia (14) contou com nomes conhecidos do setor, como o diretor presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros que abriu o evento com o debate sobre "Mercado e tendências para aquacultura brasileira". Depois foi a vez de Silvio Romero Carvalho Coelho, doutor em aquicultura pela Universidade de São Paulo, palestrar sobre "Certificações para qualidade e sustentabilidade da aquacultura".
 
Ainda pela manhã, o médico veterinário e gerente técnico para aquicultura na DSM Chile, Claudio Larraín, apresentou "Modelo de produção de salmão no Chile". O especialista explicou a evolução da indústria e como os conceitos nutricionais contribuem para tal, especialmente no âmbito de saúde e nutrição dos salmões. Em seguida, o engenheiro agrônomo e CEO da Aquabel, Ricardo Neukirchner, seguiu com o tema "Genética aplicada à aquacultura".
 
Encerrando o primeiro dia, o Painel Tendências de Matérias-Primas teve o mestre em nutrição animal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Otavio Serino falando  sobre "Novas matérias-primas". A programação seguiu com "Matérias-primas de origem animal",  apresentada pelo executivo Hugo Campelo Nascimento e o engenheiro agrônomo pela Esalq/USP Ângelo Borges Pedrosa com o tema "Matérias-primas de origem vegetal".
 
O desenvolvimento de pesquisas em aquacultura, os desafios no dia a dia de instituições de pesquisas e a aplicabilidade prática da produção acadêmica no campo foram discutidos no segundo dia de evento (15). O Painel Inovação e Pesquisa começou com debate sobre "Microdietas para peixes" apresentado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e professora da Universidade Federal do Amazonas, Ligia Uribe Gonçalves. Depois, o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Luiz Eduardo Lima de Freitas discutiu os "Desafios Tecnológicos da Aquicultura Nacional" e o engenheiro de pesca da Copacol, Delcio Gonçalves da Cunha falou sobre "Sistema integrado na aquacultura (Cooperativa)". 
 
A programação do evento chegou ao fim com a apresentação do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Luis Pedreira Mouriño palestrando sobre"Nutrição e saúde de camarões".
 
O  workshop recebeu o apoio de empresas como BRF Ingredients, Ferraz Máquinas, Laboratório CBO e Phileo by Lesaffre. A DSM, que também faz parte dessa lista, atua no desenvolvimento de soluções nutricionais e de saúde. Segundo o gerente de marketing de aquacultura para a América Latina da DSM, Thiago Soligo, a população está mudando de hábitos alimentares e aumentando a busca por um estilo de vida mais saudável, o que demanda uma maior quantidade de pescado, este por sua vez, oriundos principalmente da aquicultura.”É um dos poucos segmentos que cresce dois dígitos por ano em algumas regiões”, comenta.
 
Para Eduardo Yamashita, gerente de serviço técnicos para a América Latina, diante desse cenário, o grupo tem como objetivo apresentar inovações em nutrição. “Sabemos que a produção está cada dia mais intensiva e, com isso, problemas sanitários tendem a aumentar. Por isso, a DSM apoia iniciativas como o workshop do CBNA, que reunirá profissionais do setor para debater as principais tendências da aquacultura”, explicou.
 

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3