100 mil toneladas de pescado! TO pode responder por um terço da aquicultura nacional

100 mil toneladas de pescado! TO pode responder por um terço da aquicultura nacional

17 de abril de 2014

Crédito da imagem: Jeanne Menj


Com uma população em torno de 1,4 milhões de habitantes (censo 2010), o Estado do Tocantins quer se firmar como uma das maiores produções aquícolas do Brasil. E a pretensão local é grande: produzir, via aquicultura, 100 mil toneladas por ano.


Números, que se fossem divididos pela população local, representariam quase 100 ítens pescados para cada habitante local anualmente. E o governo federal está criando condições para que o Estado responda por cerca de 30% de toda produção atual da aquicultura brasileira.


Nesta semana, com a participação do Ministério da Pesca, três projetos de cultivo de pescado em reservatórios de hidrelétricas foram lançados.


“Nossa meta, a partir de agora, é fazer com que essas áreas comecem a produzir o quanto antes”, destacou o ministro Eduardo Lopes. Assim que as licitações forem concluídas, os pescadores e aquicultores envolvidos com os projetos poderão contar com o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura.


E um dos objetivos é que a aquicultura seja o caminho para que os reservatórios se transformem em estruturas produtivas, capazes de gerar desenvolvimento para a região, apontada como integrante do chamado “corredor da pobreza”, que vai do norte ao sertão nordestino.


Com os títulos de cessão de uso da água pública, os produtores e pescadores ficam aptos a participar do Plano. Somente para este ano ainda estão disponíveis para uso da pesca e aquicultura nacional mais de R$ 3 bilhões.

100 mil toneladas, 30%, pescado, produção, Tocantins

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3