14ª Fenacam quer inaugurar cobranças à Seap-PR

14ª Fenacam quer inaugurar cobranças à Seap-PR

Feira deve refletir clima de cobrança em cima da estruturação, orçamento e efetividade das ações da nova pasta

10 de novembro de 2017

arroba publicidade
A XIV Feira Nacional do Camarão (Fenacam) começa no próximo dia 15 de novembro com a promessa de ser a maior edição na história do evento. De volta a Natal (RN), após uma temporada em Fortaleza (CE), a feira este ano reflete o clima geral de cobrança do setor em cima da nova pasta criada para receber e encaminhar as demandas institucionais: a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap-PR).

Em mensagem aos associados, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, classificou o evento como "a primeira oportunidade para a Seap-PR assumir seus compromissos com o setor carcinicultor e aquicultor". Para os criadores de camarão, ele reforça que é uma chance de cobrar "postura firme e um posicionamento proativo, notadamente em relação às importações de camarões."

Rocha também quer chamar a atenção do setor para a necessidade de colaborar com a regulamentação da pasta e por verbas específicas no orçamento já de 2018. "Caso contrário passaremos mais um ano amassando barro, sem sair do chão."

Programação e novidades

A Fenacam vai abrir as portas oficialmente às 19h do dia 15/11, com um coquetel realizado no Centro de Convenções de Natal (também conhecido como Pavilhão das Dunas), e se estende até 18/11. A programação técnica de palestras começa sempre às 08h30 a partir do dia 16/11 e segue até 13h (veja programação completa abaixo). Serão 58 palestras (com palestrantes de 14 países) e 250 trabalhos técnicos-científicos apresentados.

A exposição de produtos, serviços e equipamentos começará às 14h e seguirá até 22h, também de 16 a 18/11. Em torno de 90 empresas confirmaram participação no evento e algumas delas aproveitarão a ocasião para apresentar novidades. É o caso da Skretting, marca da Nutreco para a nutrição de peixes e camarões. A empresa vai introduzir a Lorica, linha de dieta de saúde funcional para fortalecer camarões antes e durante os desafios ambientais e bacterianos.

Outra empresa que preparou uma programação especial para o evento é a Spring Genetics, em parceria com a Inve do Brasil e Fish Vet Group Brasil. As marcas do grupo Benchmark vão organizar um seminário sobre aquicultura sustentável, que irá ocorrerá em paralelo a feira, em 16/11, no hotel Golden Tulip Ponta Negra, das 12h30 às 16h30.

O tradicional espaço de refeições da feira, o "Festival Gastronômico de Frutos do Mar" vai seguir, mas a diversidade de oferta gastronômica deve melhorar este com food trucks que ficarão instalados das 16h às 23h no estacionamento do pavilhão de exposições.

Confira neste link a programação completa de palestras da XIV Fenacam.

ABCC, camarão, carcinicultura, Feira Nacional do Camarão, Fenacam, Nutreco, Skretting

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3