14ª Fenacam quer inaugurar cobranças à Seap-PR

14ª Fenacam quer inaugurar cobranças à Seap-PR

Feira deve refletir clima de cobrança em cima da estruturação, orçamento e efetividade das ações da nova pasta

10 de novembro de 2017

A XIV Feira Nacional do Camarão (Fenacam) começa no próximo dia 15 de novembro com a promessa de ser a maior edição na história do evento. De volta a Natal (RN), após uma temporada em Fortaleza (CE), a feira este ano reflete o clima geral de cobrança do setor em cima da nova pasta criada para receber e encaminhar as demandas institucionais: a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap-PR).

Em mensagem aos associados, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, classificou o evento como "a primeira oportunidade para a Seap-PR assumir seus compromissos com o setor carcinicultor e aquicultor". Para os criadores de camarão, ele reforça que é uma chance de cobrar "postura firme e um posicionamento proativo, notadamente em relação às importações de camarões."

Rocha também quer chamar a atenção do setor para a necessidade de colaborar com a regulamentação da pasta e por verbas específicas no orçamento já de 2018. "Caso contrário passaremos mais um ano amassando barro, sem sair do chão."

Programação e novidades

A Fenacam vai abrir as portas oficialmente às 19h do dia 15/11, com um coquetel realizado no Centro de Convenções de Natal (também conhecido como Pavilhão das Dunas), e se estende até 18/11. A programação técnica de palestras começa sempre às 08h30 a partir do dia 16/11 e segue até 13h (veja programação completa abaixo). Serão 58 palestras (com palestrantes de 14 países) e 250 trabalhos técnicos-científicos apresentados.

A exposição de produtos, serviços e equipamentos começará às 14h e seguirá até 22h, também de 16 a 18/11. Em torno de 90 empresas confirmaram participação no evento e algumas delas aproveitarão a ocasião para apresentar novidades. É o caso da Skretting, marca da Nutreco para a nutrição de peixes e camarões. A empresa vai introduzir a Lorica, linha de dieta de saúde funcional para fortalecer camarões antes e durante os desafios ambientais e bacterianos.

Outra empresa que preparou uma programação especial para o evento é a Spring Genetics, em parceria com a Inve do Brasil e Fish Vet Group Brasil. As marcas do grupo Benchmark vão organizar um seminário sobre aquicultura sustentável, que irá ocorrerá em paralelo a feira, em 16/11, no hotel Golden Tulip Ponta Negra, das 12h30 às 16h30.

O tradicional espaço de refeições da feira, o "Festival Gastronômico de Frutos do Mar" vai seguir, mas a diversidade de oferta gastronômica deve melhorar este com food trucks que ficarão instalados das 16h às 23h no estacionamento do pavilhão de exposições.

Confira neste link a programação completa de palestras da XIV Fenacam.

ABCC, camarão, carcinicultura, Feira Nacional do Camarão, Fenacam, Nutreco, Skretting

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3