550 toneladas de peixe digitalizadas: software acelera resultados da Santa Helena

550 toneladas de peixe digitalizadas: software acelera resultados da Santa Helena

06 de novembro de 2014

Crédito da imagem: Divulgação


Gerir a produção de maneira eficiente é o desafio de qualquer produtor aquícola. Foi pensando nisso que Henrique Novaes, proprietário da Santa Helena, decidiu apostar desde o início do negócio em um software que solucionasse este problema em uma estrutura enxuta, com apenas oito funcionários.


INOVAPEIXE - Tela de consulta financeiraSituada em Ilha Solteira (SP), a Santa Helena estima chegar ao fim de 2014 com cerca de 550 toneladas produzidas de tilápia e pintado. Em 2012, um ano depois que foi fundada, produziu 220 toneladas. Até outubro deste ano, já produziu cerca de 450 toneladas. Esse aumento tem como um dos fatores a implantação do Inovapeixe, software de gestão desenvolvido pela Agroinova.

Este programa se tornou indispensável. “Não tive indicação de ninguém, mas hoje é praticamente impossível gerenciar tudo aqui sem software, porque ele traz bons resultados em termos de visibilidade e acuracidade da informação”, disse Novaes em entrevista ao Seafood Brasil.

Novais é uma exceção.  “Nosso desafio é fazer com que o produtor realmente utilize o sistema para gerenciar sua produção e não simplesmente como banco de dados”, explica Alex Henrique Faggian, técnico-comercial da Agroinova.

Alex faz parte de um time de 12 pessoas, entre engenheiro de alimentos, zootecnistas e desenvolvedores, que atualiza constantemente o Inovapeixe. O projeto nasceu da start-up AgroInova, fundada em janeiro de 2012 por dois zootecnistas da USP que procuravam trabalhar com o mercado aquícola: Adriano Romero e Dalton Skajko Sales.

Ambos criaram o sistema usado pela Santa Helena e outros cerca de 50 produtores, no Brasil e no exterior. “Toda a movimentação que ocorre em uma piscicultura está aqui neste programa”, diz Alex Faggian. “Conseguimos considerar os custos totais de produção e cruzar com o faturamento e o lucro esperado. Assim o produtor pode planejar a operação e se antecipar”, diz.

INOVAPEIXE - Tela InicialO software tem um painel de controle (dashboard), que concentra todas as principais áreas do sistema. “Todos os dados inseridos estão cruzados e amarrados. Se compra ração, o dado entra no estoque, se ele usa ração em determinado lote de produção, automaticamente sai do estoque no sistema”.

Esta previsibilidade permite que o piscicultor controle o estoque e a produção para adequar o negócio à demanda do mercado. “No meu caso, eu gerencio 20 tanques diferentes, cada um contendo de 8 a 10 toneladas de peixe. A previsibilidade do sistema é muito boa”, conta Novais. Segundo ele, como o sistema tem controle de custo e faz uma curva de crescimento, o empresário monta a previsão de venda e consegue saber qual o peso total que a produção terá ao final do ciclo. “Também calcula a biomassa, faz cálculo de custo por quilo e outros funcionalidades.”

E isso pode ser feito até à beira do tanque, sem acesso à internet, por meio de um tablet. “Os funcionários tem tablets onde inserem toda informação do dia e o sistema sincroniza ao final do dia, deixando todos os tablets atualizados”, diz Novais. “O funcionário pode levar o tablet até o ponto de arraçoamento, inserir os dados ali de quantidade de ração administrada e o sistema já vai cruzar estas informações depois que for conectado à internet”, explica Alex.

 O preço do sistema varia com o tamanho da produção e do uso. “O produtor paga uma mensalidade por quilo de peixe vendido. Assim cobramos de acordo com o porte da empresa.”, completa Faggian.




[youtube height="HEIGHT" width="WIDTH"]https://www.youtube.com/watch?v=w4IevCmZlWQ" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen>

Agroinova, Alex Faggian, Fazenda Santa Helena, gestão, Henrique Novaes, Inovapeixe, produção, programa, Santa Helena, Santa Helena Fish Farm, software, tablets, tanque, tanque rede, tilápia pintado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3