Acumulado do ano vai bem e varejo tem crescimento real de 1,58% em 2016

Acumulado do ano vai bem e varejo tem crescimento real de 1,58% em 2016

Setor cresceu 10,44% de janeiro a dezembro, mas Abras projeta expansão tímida para 2017

06 de fevereiro de 2017

Em pleno período de preparação para a Semana Santa, chega da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) uma boa notícia relativa ao turbulento ano de 2016. As vendas gerais do segmento varejista cresceram 10,44% no acumulado do ano (real), o que possibilitou uma ascensão real de 1,58% em 2016 ante o ano anterior.

O levantamento é do Índice Nacional de Vendas ABRAS, elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Em dezembro, as vendas – deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram alta de 20,89% na comparação com o mês imediatamente anterior e alta de 2,23% em relação ao mesmo mês do ano de 2015.

Já em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 21,26% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a dezembro do ano anterior, alta de 8,66%. “O resultado acumulado foi um pouco acima das nossas expectativas finais para 2016, impulsionado principalmente pelas compras de Natal e Réveillon", disse em nota o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

Neto considera que o ano não foi dos melhores para o setor, mas fechou-se o ano "com um número satisfatório". "Sabemos que 2017 ainda não será muito fácil, por isso, revisamos nossa previsão de crescimento para 1,3%. Ainda temos 11 meses pela frente e muito trabalho, mas acreditamos que as oportunidades existem, e precisamos manter o otimismo”, sublinhou.

A Abras não faz levantamentos específicos sobre pescado congelado e processado, mas a peixaria dentro dos supermercados vêm perdendo participação no faturamento. Se em 2013 correspondia a 1,6% da receita, no ano seguinte foi responsável por 1,53%, chegando a 2015 com o índice em 1,46% . Ainda não há dados sobre 2016.

Fique por dentro do varejo do pescado com a próxima edição da Seafood Brasil, em abril, que trará um guia de visitação da feira Apas 2017 e uma entrevista exclusiva com Antônio Sá, sócio-diretor da Amicci, especialista em varejo e professor de cursos de MBA na FGV, FIA e FAAP.

abras, João Sanzovo Neto, peixarias, supermercados, varejo de pescado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3