Alagoas quer aumentar licenças para a aquicultura com nova Lei Estadual

Alagoas quer aumentar licenças para a aquicultura com nova Lei Estadual

22 de abril de 2014

Crédito da imagem:  Louisiana Sea Grant College Program/ Creative Commons


A novidade no setor vem de Alagoas. O Estado, que já conta com uma forte atividade pesqueira, pretende aumentar a emissão de licenças para aquicultura e fomentar ainda mais a atividade. O objetivo da Lei Estadual da Pesca e Aquicultura é agilizar os trâmites para a produção local.


O projeto foi lançado pelo governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante em evento no município de Barra de Santo Antônio.


 De acordo com o técnico e superintendente responsável pelo assunto na Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Jefferson Machado, com a legislação, a Sepaq será a porta de entrada das solicitações de produtores e aquicultores. “Ao receber uma solicitação, a Sepaq, junto aos órgãos ambientais subsidiará novos projetos aquícolas. Hoje o produtor enfrenta uma grande burocracia para ter seu cultivo. Por exemplo, somente cultivos em águas continentais podem ser realizados, pois, a variação das águas, requer uma legislação."


 “É um marco legal. Estabelece a estruturação do setor. Haverá um conselho para agilizar e regularizar o acesso às licenças, em acordo com os parceiros, como o IMA, Secretaria de Recursos Hídricos. A partir de agora o projeto de lei já pode seguir para a Assembléia Legislativa e quando for votada, o pescador e aquicultor vão ter uma lei para chamar de sua aqui em Alagoas”, disse Vilela em comunicado.


 

Alagoas, aquicultura, Estadual, Governo, lei, licenças

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3