Alta da farinha de peixe deve afetar preços do mercado

Alta da farinha de peixe deve afetar preços do mercado

24 de novembro de 2014

Crédito da imagem: United Soybean Board


A farinha de peixe está em um patamar histórico com o seu maior preço já registrado, com US$ 2.400 a tonelada. A maior culpada é a anchova, peixe do qual a farinha é feita, com o aumento da temperatura do oceano, a pesca de anchova caiu, afetando o preço do seu derivado.


O aumento dos custos da farinha de peixe coincide com o momento em que os preços dos frutos do mar advindos da aquicultura atingem produção e preços notáveis, como o salmão e o camarão.


Nianjun Shen, funcionário da FAO em Roma, disse em entrevista ao Valor Econômico: “a demanda da aquicultura continuará a pressionar a demanda por farinha de peixe, então o setor continua no aguardo de novos dados instituto marítimo do Peru aguardando um sinal verde para a pesca da anchova no litoral do país e, assim, um alívio nos preços”.


"Aqueles que realmente precisam da farinha de peixe estão comprando tudo que o que está disponível", afirma Enrico Bachis, analista-chefe da associação International Fishmeal and Fish Oil Organisation, em entrevista ao Valor Econômico.


A crescente alta dos preços intensifica a busca de substitutos, como as rações vegetais a base de  soja. Porém, a indústria ainda não encontrou um substituto para o óleo de peixe, que fornece o Ômega 3 para as espécies criadas em cativeiro. As opções atuais são: o óleo extraído das algas e uma variedade de soja que produz ácidos graxos.


 

algas, alta, anchova, farinha de peixe, ômega-3, Peru, preço, soja

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3