Amazonas vê déficit  de 20 mil toneladas de pescado para consumo

Amazonas vê déficit de 20 mil toneladas de pescado para consumo

16 de julho de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: Nao Iizuka


Hoje quase 20 mil toneladas de peixe são trazidas de fora para consumo no Amazonas, segundo a Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa). Segundo a Sepa, o Estado possui aproximadamente 85 mil pescadores, considerando os ribeirinhos, com uma produção média de 190 mil toneladas/ano, das quais 50% é destinadas ao consumo próprio do pescador e 50% para abastecer o comércio.


Já quando se fala de pescado de cativeiro, a produção anual é de 20 mil toneladas e a meta é atingir 40 mil toneladas.


Para melhorar esse número e incentivar a pesca local, desde 2012 o processo de regularização ambiental de pisciculturas foi desburocratizado. Para os pequenos piscicultores, a regularização é simplificada com a emissão de um Cadastro de Aquicultura sem ônus.


De acordo com o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antônio Ademir Stroski, essa foi a forma encontrada para possibilitar a legalização da produção de pescado em cativeiro, ressaltou em entrevista ao D24am. 

De acordo com o secretário de Pesca do Amazonas, Geraldo Bernadino, o programa do governo optou inicialmente por uma psicultura includente e preocupada com o lado social também. A intenção do programa é expandir a pesca, evitar o êxodo rural e aumentar o profissionalismo da atividade. “Começamos com 600 produtores em 2003, com produção de 3 mil toneladas anuais e hoje já estamos perto dos 85 mil pescadores no Estado”, disse Bernadino, em entrevista ao D24am.

20 mil, 85 mil, AM, Amazonas, aquicultores, aquicultura, pescadores, pescados, toneladas

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3