Apas Show 2019: Varejo entra na era multicanal
Varejo

Apas Show 2019: Varejo entra na era multicanal

Inúmeras empresas estão apostando alto em tecnologia para atrair cada vez mais o consumidor e visitantes da Apas conheceram algumas idéias

13 de maio de 2019

arroba publicidade

 

 

A era do consumidor omnichannel chegou aos supermercados brasileiros, isso foi a revelação da pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019” da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência.

 

O estudo foi feito com mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, representando um universo de 162 milhões de pessoas de diferentes classes sociais e idades, e mostrou que o em todas as regiões do País o setor supermercadista está diante de um consumidor  multicanal. “Os supermercados estão vivendo a era de grandes expectativas dos clientes. Eles esperam diferentes experiências em canais diversos, comparam preços, procuram informações nos meios digitais e nas lojas físicas”, declarou Ronaldo dos Santos, presidente da APAS.

 

Segundo a pesquisa, 15% dos consumidores brasileiros já fazem suas compras de produtos de supermercados pela internet. A preferência atinge 19% na classe A e, na classe C1, 16%. Homens e mulheres seguem empatados, com 15% e 14%, respectivamente, e esta prática se torna maior entre jovens de até 24 anos – 18%, se comparado aos 10% dos com 55 anos ou mais. “Sem dúvida esse resultado mostra um consumidor que busca preço e conveniência”, afirma o economista Thiago Berka.

 

O estudo buscou outras questões como a preferência pela a compra do dia-a-dia entre hipermercados, supermercados, mercadinhos de bairro e vizinhança. E de acordo com os resultados, essa preferência está relacionada ao preço, à qualidade e à variedade de produtos, assim como a compra de emergência e a mensal.

 

Para uma pesquisa de preços, o levantamento mostrou que as pessoas ainda utilizam os tradicionais folhetos e jornais impressos, embora 32% tenham dito que pesquisam os  produtos do mês pela internet – quase empatados estão as pesquisas realizadas pelo aplicativo de celular, com 28% do total.

 

Inúmeras empresas estão apostando alto em tecnologia para atrair cada vez mais o consumidor. Esse é o caso da Friboi, que está entre as referências em carnes no País, lança o aplicativo Friboi Play. O app traz conteúdos e mídias interativas e oferecerá aos consumidores uma experiência de realidade aumentada com cinco linhas da marca: Friboi, Maturatta Friboi, Reserva Friboi, Do Chef Friboi e 1953 Friboi.

 

A “Geladeira do Futuro” também foi mostrada no evento, desenvolvida pela Equipa PDV, e apresentada pela Sensormatic Solutions, fornecedora de tecnologia para o varejo.

 

O eletrodoméstico interage com o consumidor ao fornecer o valor calórico dos produtos, por exemplo. A geladeira também revela dados estatísticos ao varejista - como quantas vezes ela foi aberta e quantas vezes cada item foi selecionado -, reconhece gênero e faixa etária dos consumidores e o horário em que um item foi escolhido.

 

A Centésimo é a empresa latino-americana com mais de 50 projetos em realidade aumentada no mercado e, na Apas Show 2019 apresentou na Arena Inovação algumas de suas soluções criadas para o setor.

 

Os visitantes do estande conheceram idéias e soluções desenvolvidas para o varejo e que possam ajudar o consumidor na decisão de compra. “Observamos que uma das dores do segmento é a perda de uma venda porque o consumidor tem dúvidas sobre o uso do produto. Nem sempre há promotores de venda ali no PDV, mas o cliente sempre tem um celular na mão.” declarou o líder da equipe Ricardo Infantozzi.

 

 

Apas Show 2019, Centésimo, Friboi, Sensormatic Solutions, varejo

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3