Após manifestação que parou Itajaí, pescadores se reúnem hoje com governo federal

Após manifestação que parou Itajaí, pescadores se reúnem hoje com governo federal

As lideranças do setor pesqueiro em Itajaí e Navegantes (SC), capitaneadas pelo Sindipi, têm nesta manhã (08/01) audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o novo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, para discutir a Portaria nº 445, publicada em dezembro passado. O documento prevê a proibição da pesca de algumas espécies de peixes e invertebrados aquáticos muito procurados na região, como pescadas, arraias, cações e bagres.

08 de janeiro de 2015

As lideranças do setor pesqueiro em Itajaí e Navegantes (SC), capitaneadas pelo Sindipi, têm nesta manhã (08/01) audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o novo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, para discutir a Portaria nº 445, publicada em dezembro passado. O documento prevê a proibição da pesca de algumas espécies de peixes e invertebrados aquáticos muito procurados na região, como pescadas, arraias, cações e bagres.

De acordo com o Sindipi, o encontro com representantes do governo federal foi uma das exigências para liberar o canal do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, bloqueado por dois dias desde a última segunda-feira (06/01). Os representantes do sindicato pretendem solicitar aos ministérios a apresentação de documentos relacionados à pesquisa que resultou na lista de espécies ameaçadas de extinção, para conhecer os critérios utilizados. 

Giovani Monteiro, presidente do Sindipi, fará ainda um convite para o ministério realizar uma nova pesquisa a bordo das embarcações e com o apoio de profissionais da região de Itajaí. "É desta maneira, com clareza e cooperação, que o governo vai conseguir atingir uma excelência na gestão pesqueira", disse em comunicado da entidade.

O encontro se insere dentre de uma medida sugerida pelo MPA e acatada pelas demais partes de criar, por meio de outra portaria, um Grupo de Trabalho que irá reavaliar a lista com mais de 90 espécies de pescados consideradas como ameaçadas de extinção.

O movimento do setor pesqueiro começou no Rio Grande do Sul,  no último dia 02 de janeiro, e chegou a Santa Catarina na última segunda-feira, 5. Em Santa Catarina, o Sindipi indica que mais de 35 barcos em Laguna, no Sul do Estado, e cerca de 250 embarcações em Itajaí se juntaram à manifestação.

Para saber mais sobre a indústria da pesca em Itajaí, leia a revista Seafood Brasil #6. Aqui.

espécies ameaçadas, Itajaí, Laguna, meio ambiente, Navegantes, Portaria 445

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3