Aquecimento global afeta os mares e a pesca

Aquecimento global afeta os mares e a pesca

02 de setembro de 2013

Crédito da imagem: Christine Zenino


O aquecimento global já causa sérios problemas no planeta, advindos em boa parte dos gases do efeito estufa, como o CO2, lançados na atmosfera.  O fenômeno criou um aumento na temperatura no mundo: 2012 esteve entre os dez anos mais quentes do planeta desde que há registros; nos Estados Unidos e na Argentina foram os ano mais quente de suas histórias. O aumento da temperatura do último ano causou um derretimento recorde de gelo do Ártico, e isso gerou um aumento do nível do mar e em emissão de gases do efeito estufa, segundo relatório divulgado pela Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA). E as temperaturas da superfície dos oceanos também aumentaram, segundo a NOAA


Neste aspecto, foi o 11º ano mais quentes entre os registrados nos mares. Não só as temperaturas estão sendo modificadas pelos gases do efeito estufa, mas o mar também está sofrendo de outros males, por exemplo, o ph está sendo modificado. Estudo de cientistas da Alemanha mostram que o processo de acidificação dos oceanos acontece em decorrência da dissolução de dióxido de carbono (CO2) na água, e essa acidificação prejudica a pesca, matando muitos peixes.

[caption id="attachment_1946" align="aligncenter" width="508"]infografico_folha_mar_acido_afeta_vida_marinha Crédito: Folha de S. Paulo[/caption]

Pesca afetada pelo degelo e o mercúrio

O nível do mar também foi afetado pelo degelo e esse aumento também incide diretamente na pesca. "A elevação de um metro no nível do mar intensificaria a ameaça à pesca de camarões e outros setores da indústria", disse Pilar Cornejo, do Espol, que fez um relatório sobre o assunto para as Nações Unidas falando da pesca no Equador.


As águas do planeta também sofrem com os metais pesados. No Pacífico, o mercúrio está contaminando a água e os peixes, principalmente na costa norte americana e levantando questionamento sobre os efeitos na saúde humana. Uma pesquisa feita pelos cientistas da Universidade de Michigan confirmou a contaminação e sugere que a situação deve piorar muito, especialmente naquela região. A raiz do problema seria o aquecimento global e as usinas de energia, que queimam carvão, liberando CO2. No Brasil, a ameaça é forte. Antes as Américas eram vistas como menos vulneráveis do que outras partes do mundo como as ilhas do Pacífico, Vietnã e Bangladesh. Porém as estimativas apresentadas em uma reunião em Copanhague, em março, alarmaram observadores da região, pois o nível do mar também deve aumentar.


Aumento do nível do mar pode alterar população marinha


Segundo o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007, elaborado sob os auspícios da Organização Meteorológica Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e que representa a síntese científica mais ampla e atual sobre o assunto, a temperatura na superfície terrestre aumentou em média 0,76°C entre 1850 e 2005. O mesmo relatório sugeriu que o nível do mar vai subir em 59 cm até o final deste século.


 

por Mariana Diello

aquecimento, clima, global, mar, pesca, pesquisas

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3