Aquicultura na Ásia em foco: Índia
Aquicultura

Aquicultura na Ásia em foco: Índia

Instalou-se uma base para o desenvolvimento genético do camarão litopeneaus vannamei em sistema de bioflocos

Luiz Storino Filho - 18 de dezembro de 2019

arroba publicidade
É numa região desértica ao norte de Nellore, no estado de Andra Pradesh, que está presente um dos mais tradicionais fabricantes de ração para camarão na Índia. Ali se instalou uma base para o desenvolvimento genético do camarão litopeneaus vannamei em sistema de bioflocos.
 
A tecnologia vem se confirmando através de um parceiro no México, que mantém um profissional no local acompanhando desde as primeiras fases de implantação em 2017, até o roll out de reprodutores em maior escala a partir de esse ano.
 
 
A área tem salas de treinamento equipadas para receber produtores interessados nas matrizes genéticas desenvolvidas, além de promover um importante elo da cadeia de biossegurança quando na admissão de animais vindos do exterior. 
 
O projeto é privado, mas contou com o financiamento do governo indiano que protagoniza uma forte expansão da atividade aquícola em todo o país. Embora seja em Andra Pradesh e Tamil que há uma concentração muito forte para o camarão com destino ao mercado chinês. 
 
O local também possui três laboratórios e viveiros de larvas, além do abrigo das matrizes. Já o acesso às áreas de operação é bem restrito aos funcionários que atuam no arraçoamento e desempenho das larvas, o grupo todo conta com nove trabalhadores que ficam integralmente dedicados nas atividades a cada ciclo de 100 dias, sempre assessorados por um outro funcionário mexicano que é encarregado da transferência de tecnologia. 
 
 
Fora deste espaço experimental, uma série de produtores se preparam para participar do mercado. E além da produção de sal na região, a criação do camarão em sistemas de aquacultura faz parte de um programa de inclusão social que o governo indiano promove em todo o território nacional. 
 

, , aquicultura na Índia, aquicultura na Índia, bioflocos, bioflocos, camarão, camarão

Sobre Luiz Storino Filho
 
  • Diretor de Novos Negócios da Ceresco Nutrition na Asia, sócio e membro do conselho diretivo da Agertek no Brasil e representante na BluEco Network.
 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3