Aquicultura na Ásia em foco: Indonésia
Aquicultura

Aquicultura na Ásia em foco: Indonésia

País hoje conta com o pioneirismo na produção de camarão

Luiz Storino Filho - 05 de fevereiro de 2020

arroba publicidade
 A Indonésia hoje conta com o pioneirismo da produção de camarão: o país é um tradicional exportador de frutos do mar para os Estados Unidos e atualmente vem disputando posições entre os consumidores na China.
 
Numa visita recente a ilha de Bangka, que abriga mais 40 produtores associados, conheci melhor o negócio do camarão na região e os elos que compõem cadeia de valor, ligando produtores de pequeno porte a mercados consumidores competitivos.
 
Desde 2010, o Rabobank, instituição bancária holandesa de histórica presença na Indonésia, vem depurando um modelo de crédito que fomenta a aquacultura. É muito comum o mercado utilizar relatórios do Rabobank bem detalhados sobre o panorama agrícola de vários setores. 
 
A experiência do banco no financiamento agrícola é vasta. Esses modelos de análises equacionam o risco técnico, operacional, comercial e financeiro que qualificam individualmente o operador para um financiamento a longo prazo. O operador muitas vezes coloca a sua própria produção como garantia de pagamento do empréstimo.
 
Entre os médios produtores e pequenas cooperativas, o processo de credenciamento requer que o proponente tenha pelos menos três anos de atividade com registros legais. Já os grandes produtores contam com linhas de créditos personalizadas.
 
O camarão produzido em Bangka é despescado diariamente na ilha e encaminhado para Jakarta, onde será benefciado e qualifcado por peso; em seguida é posicionado para exportação conforme o preço e o destino do comprador. Esse processo todo leva de três a quatro dias e os operadores logísticos são peças-chave na negociação, o que garante maior competitividade.
 
Os produtores de camarão da Indonésia buscam por tecnologias em nutrição que garantam a antecipação da despesca e reduzem a mortalidade nos mais variados períodos de cultivo, em especial na temporada de chuva e monções. 

camarão, frutos do mar, Indonésia, Luiz Storino Filho, rabobank

Sobre Luiz Storino Filho
 
  • Diretor de Novos Negócios da Ceresco Nutrition na Asia, sócio e membro do conselho diretivo da Agertek no Brasil e representante na BluEco Network.
 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3