Argentina: faturamento 8% menor com exportações em 2015; Brasil compra 29% menos filé de merluza

Argentina: faturamento 8% menor com exportações em 2015; Brasil compra 29% menos filé de merluza

A nova edição da REDES & Seafood, revista argentina parceira da Seafood Brasil, já está disponível on-line.

18 de agosto de 2016

A nova edição da REDES & Seafood, revista argentina parceira da Seafood Brasil, já está disponível on-line. Um compêndio de mais de 220 páginas, traz um raio-x dos desembarques e exportações argentinas de pescado, com especial ênfase em produtos de alto interesse no Brasil, como a merluza e a lula.

A revista avalia como está o cenário do segmento com o novo governo argentino, que adotou como uma das primeiras medidas a estabilidade cambial. Segundo a revista, a disparidade entre os câmbios "negro y blanco" saiu de cena, mas isso revelou custos difíceis de lidar.

O US$1, 46 bilhão que a exportação pesqueira argentina rendeu em 2015 significa uma queda de 8%. O volume, também em queda de 7%, tinha essa tendência até maio passado, mas com aumento de receita nos primeiros cinco meses do ano (14%) e muita expectativa em torno à campanha dos barcos congeladores de frutos do mar.

Já os desembarques de pescado na Argentina ficaram em torno de 760,3 mil toneladas em 2015, patamar 2,2% inferior ao do ano anterior e 7% mais baixo que a média da década. Neste ano, passado um semestre, a queda chega a 19% motivada pela lula, cujo desembarque trouxe 75 mil toneladas a menos.

No caso específico da merluza, produto argentino mais desejado pelos brasileiros, a revista traz a informação de que as capturas se mantiveram estáveis nos últimos 10 anos, entre 250 e 300 mil toneladas.

A preferência é clara pelos filés. Em 2015, o Brasil importou 20,4 mil toneladas de filés de merluza e 1,18 mil da versão inteira eviscerada sem cabeça (HG). Confira ainda nesta edição da REDES & Seafood a cobertura completa da Seafood Expo Bruxelas, com todos os lançamentos de produtos apresentados na ocasião, incluindo os itens premiados no concurso Prix D'Elite.

Folheie a revista abaixo:


 

Argentina, calamar, merluza, merluza hubbsi, Redes & Seafood

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3