As tendências que impactam as embalagens de pescado
Indústria

As tendências que impactam as embalagens de pescado

Ser prático e adequado aos diferentes públicos e tipos de utilização é uma questão central e importante

Assunta Napolitano Camilo - 13 de janeiro de 2020

arroba publicidade
Como já comentamos no último artigo, a feira bienal mundial Anuga, que se impõe como a maior e mais importante mostra de alimentos e bebidas, sempre apresenta as tendências que devem ser seguidas por longo período.
  
Ser prático e adequado aos diferentes públicos e tipos de utilização é uma questão central e importante. Neste sentido, há uma grande oferta de embalagens de pedaços de peixes, como filés ou postas no tamanho adequado para uma refeição (um prato ou para apenas uma pessoa). Isso evita desperdício e torna a preparação muito simples. Na maioria das vezes, estes produtos já vêm temperados, bastando apenas ir ao forno ou frigideira. 
 
Encantou-me as embalagens “endereçadas” às crianças como a “Ocean Fish Kids”. A embalagem estampa um peixinho colorido feliz, convidando as crianças para uma viagem ao fundo do mar. Haviam várias ofertas como esta.
 
 
Rótulos transparentes e claros são demanda importante. As pessoas estão preocupadas cada vez mais com sua saúde. Assim, informações sobre a porcentagem de sódio, gorduras, conservantes etc. se fazem relevantes para esclarecer os consumidores cada vez mais atentos.
 
A questão ambiental também tem sido considerada. As embalagens trazem selos de garantia de origem, produto orgânico ou biodinâmico; além disso, selos que indicam que as empresas são responsáveis e respeitam as regras de pesca que visam evitar o esgotamento dos peixes.
 
O setor de pescado começou também a adotar embalagens termoformadas, substituindo o plástico rígido por papelcartão, seguindo o exemplo das indústrias de carnes frescas, processadas e fatiados para atender a nova legislação europeia que visa o fim dos plásticos de uso único. 
 
 
Embalagem melhor. Mundo melhor! Sempre!
 

Sobre Assunta Napolitano Camilo
 
  • Diretora da Consultoria de Embalagens FuturePack, do Instituto de Embalagens e a da Coleção de livros: Embalagem Melhor. Mundo Melhor. assunta@institutodeembalagens.com.br
 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3