Bolso apertado: 1 milhão de brasileiros deixa de comer fora de casa
Com o bolso apertado, a primeira medida de economia dos brasileiros é diminuir o consumo fora do lar, conforme destacaram as empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel a jornalistas durante coletiva prévia a 31a feira APAS (Congresso e Feira de Negócios em Supermercados), nesta segunda-feira (04/05), em São Paulo.
05 de maio de 2015
Com o bolso apertado, a primeira medida de economia dos brasileiros é diminuir o consumo fora do lar, conforme destacaram as empresas de pesquisa Nielsen e Kantar Worldpanel a jornalistas durante coletiva prévia a 31ª feira APAS (Congresso e Feira de Negócios em Supermercados), nesta segunda-feira (04/05), em São Paulo.
"64% dos brasileiros afirmam que diminuem lazer foram do lar para economizar", aponta Olegário Araújo, da Nielsen. "Com o aumento nos preços e buscando manter o padrão, os brasileiros tiveram que abrir mão de alguns gastos", aponta Christiane Pereira, diretora comercial da Kantar. Uma das consequências foi a redução de 13% do gasto do brasileiro com alimentação fora do lar em 2014.
Por outro lado, a "geladeira cheia e mesa farta" continuam sendo prioritárias, especialmente nas classes médias e baixas. Dados da Kantar mostram que o item "Ter dinheiro suficiente para comprar comida" é o segundo maior desejo de consumo para a classe baixa, logo após o item "Comprar a casa própria". Na classe média baixa, aparece em quarto lugar. Na médio alta, em quinto.
(por Thais Ito)
alimentação fora do lar, food service, Kantar Worldpanel, Nielsen