Brasil firma nova parceria para setor de pescados

Brasil firma nova parceria para setor de pescados

02 de dezembro de 2013

Crédito da imagem: Portal Federativo

Os governos do Brasil e do País Basco, na Espanha, deram início a uma série de negociações visando a troca de experiências nas áreas de pesca e aquicultura.

Durante uma visita oficial a Euskadi, organização que busca a independência do País Basco, o chefe do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Brasil , Marcelo Crivella teve a oportunidade de conhecer o Centro Tecnológico de Peritos especializados da Marinha e Food Research ( AZTI - Tecnalia ). Crivella também visitou as empresas Bacaladera , Sorymar e as instalações da Salica

O Ministro brasileiro foi recebido pelo vice-ministro da Agricultura, Pescas e Política Alimentar, Bittor Oroz.

Segundo o Portal Fis os principais tópicos conversado pelas autoridades foram:

· Troca de experiências para a avaliação pequenos pelágicos (peixes marinhos que vivem em profundidade intermediária) ;
· Transferência de informações sobre a gestão das pescas;
· Análise de sistemas de oceanografia operacional;
· Transferência de tecnologia para a recuperação de produtos da pesca ;
· Análise de energia alternativa, como biocombustível ;
· Troca de tecnologia e inovação na agricultura microalgas ;
· Abordagem de treinamento pesca marinha para o desenvolvimento do setor

Além disso, as duas partes discutiram temas como cultivo de microalgas, produção de combustíveis alternativos, sistemas de oceanografia operacional e oportunidades em projetos de capacitação de pesca.

Crivella também destacou o interesse do Brasil em ampliar sua produção de peixes. "Como ao gado que somos os melhores do mundo, agora queremos dar prioridade ao peixe", ressaltou.

“ O Governo brasileiro está trabalhando para melhorarmos o setor. Alguns impostos foram cortados, criamos o Plano Safra da Pesca e Aquicultura para o financiamento do setor, por exemplo. Agora, queremos encontrar parceiros com tecnologia que podem ajudar a alcançar os 20 milhões de toneladas de produção de peixe por ano , que é o potencial do Brasil ", disse o ministro brasileiro em comunicado oficial. 

Outras parcerias

Essa não é a primeira parceria do Brasil para incentivar a aquicultura. Recentemente uma parceira foi firmada com Israel, que já está executando projetos com pescados no Paraná, como já informou o Seafood Brasil. 

Em Santa Catarina, a tecnologia israelense também já está sendo aproveitada. “A pesca desempenha importante papel na economia local. O Estado é um dos maiores produtores de pescado e crustáceos do Brasil. Israel é referência mundial em aquicultura - o cultivo de pescado é uma das indústrias que mais crescem no mundo, em média de 8% ao ano na última década. Possuímos interesses mútuos e complementares”, disse o Embaixador israelense no Brasil, Rafael Eldad , em artigo. 

aquicultura, Brasil, Israel, Marcelo Crivella, MPA, País Basco

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3