Brasil investe mais que EUA em P&D, mas quem financia é o setor público

Brasil investe mais que EUA em P&D, mas quem financia é o setor público

Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil tem um longo caminho a percorrer para aplicar definitivamente o material científico sobre a cadeia produtiva do pescado na indústria

24 de junho de 2015

A Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil tem um longo caminho a percorrer para aplicar definitivamente o material científico sobre a cadeia produtiva do pescado na indústria. Essa é uma das conclusões do Workshop de Cooperação entre Empresas e Universidades (CEU), que começou nesta quarta (24/06) e termina amanhã (25/06) em Piracicaba (SP). A organização é do Instituto de Pesquisa em Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (I-Pecege) da Esalq/USP.

O evento, cujo foco é na resolução de entraves da aproximação entre empresas e universidades, teve como um dos palestrantes Cimei Borges Teixeira, coordenador do Programa de Capacitação Tecnológica e Competitividade (COCTC) do CNPQ. Segundo ele, a maioria dos investimentos no exterior vem do setor privado. “Já no Brasil, o grande investidor é o setor público.”

De acordo com Teixeira, isso diz respeito ao financiamento, mas também às pesquisas oferecidas. “Nos EUA e Canadá, o locus da pesquisa é o setor privado. Já no Brasil é nas universidades, principalmente as públicas. O Brasil é o que tem maior dotação orçamentária [em uma avaliação entre 2000 e 2012], mas está distante do objetivo socioeconômico do País.”

O coordenador explicou que o CNPq tem a preocupação de aproximar a academia e a indústria por meio do programa CNPq Inovação. Por meio dele, um pesquisador pode ganhar uma bolsa para fazer especialização em empresas, não só na Universidade. “O CNPq já teve 3 edições do programa CNPq inovação. Capacitou 2172 pessoas e gerou 777 empregos diretos.”

Sobre inovação, ele comentou que são necessárias três fatores: busca por conhecimento novo, capacitação e ambiente propício ao empreendedorismo. “A diferença de nós para outros países é que a pesquisa e desenvolvimento é orientada à inovação”, conclui Teixeira.

academia e indústria, capacitação, CNPq, pesquisa em aquicultura

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3