Brasil pode aumentar o consumo de peixe no país

Brasil pode aumentar o consumo de peixe no país

19 de junho de 2013

Crédito da imagem: Divulgação MPA

O Brasil tem capacidade de produzir muito mais no setor pesqueiro. O brasileiro consome menos carne de peixe do que é recomendado pela OMC e abusa da carne vermelha. Para reverter esse cenário, o Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA) e o Sebrae se uniram para ampliar o consumo de pescado no país.

Um acordo, que visa o desenvolvimento de ações tecnológicas, econômicas e sociais no setor pesqueiro e aquícola, foi assinado. O acordo garante a capacitação de pescadores e aquicultores no mercado, o desenvolvimento de pesquisas, aumento da produção e comercialização.

Segundo os dirigentes das instituições, a intenção é ajudar no gerenciamento das empresas que já existem trabalhando no âmbito regional e também capacitar novas pessoas, sejam empreendedores ou funcionários. O Sebrae vai orientar e capacitar os pequenos produtores para obterem com mais facilidade o licenciamento ambiental dos empreendimentos, o que hoje é um dos principais gargalos enfrentados pelo setor. A intenção é apoiar também a implementação de novas práticas de inovação e tecnologia e estimular a busca por certificação, o que agrega valor ao produto.

Outras ações importantes que serão desenvolvidas entre o MPA e o SEBRAE são: o desenvolvimento territorial, segurança alimentar e nutricional, organização econômica dos setores da aquicultura e pesca, formalizando as cooperativas e associações, além de incentivos na alimentação escolar, apoio as comunidades tradicionais (como as ribeirinhas e quilombolas), e produção de biodiesel a partir das vísceras do peixe.

Acordo, MPA, Sebrae

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3