Camar e a Carapitanga anunciam exportação de camarão para Dubai
Indústria

Camar e a Carapitanga anunciam exportação de camarão para Dubai

Cerca de 44 toneladas de camarão serão enviadas ao continente asiático

07 de maio de 2020

Em meio às tratativas sobre ampliação de mercados internacionais para o camarão produzido no Brasil, a Camar e a Carapitanga anunciaram na quarta-feira (6/5) que concretizaram o embarque de dois contêineres para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
 
Trata-se da primeira exportação de contêineres cheios para os Emirados Árabes, já que a única operação em 20 anos havia sido o despacho de amostras em outubro e novembro do ano passado, segundo o ComexStat.
 
A novidade se insere em um momento de incremento das exportações de camarão brasileiro, como mostra a tabela abaixo. O primeiro trimestre do ano apurou o melhor desempenho dos últimos 4 anos.
 
Conforme o diretor da Camar, José Waldomiro Ribeiro Coutinho Filho, as empresas deram os primeiros passos em direção à exportação em julho do ano passado, após reunião do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) habilitar a exportação para China. Os grupos também participaram da feira China Fisheries Seafood Expo, em Qingdao, na China, como parte do planejamento.
 
As negociações foram concretizadas em um importante momento para as empresas, quando as exportações aparecem como uma das alternativas à crise do novo Coronavírus. "Todos o setores estão passando por um momento difícil", falou Waldomiro. Embora ressalte que desde 2019 já estavam trabalhando nesta direção.
 
Carapitanga
 
Considerada por ele como um marco para o setor, os camarões da empresa em breve deverão ganhar novos destinos. "Foram 44 toneladas e estamos na expectativa de que fechar mais para Dubai e para outros países. É importante tudo isso porque que eu não me lembro de exportação de camarão para os Emirados Árabes e acho que é o marco na carcinicultura brasileira", falou.
 
O mercado nacional continua como o principal destino para os camarões da Camar, enquanto o mercado externo é considerado "importante para absorver o excedente". Na negociação fechada recentemente não foi definida a data para enviar os contêineres, mas já começaram as preparações dos primeiros crustáceos que irão em direção ao continente asiático.
 
 
 
 
 

Camar, Carapitanga, Dubai, Emirados Árabes, exportação de camarão, Mapa

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3