Camarão de Moçambique concorre com Brasil em embarques para UE

Camarão de Moçambique concorre com Brasil em embarques para UE

06 de agosto de 2014

As exportações moçambicanas de produtos pesqueiros devem render neste ano cerca de 80 milhões de dólares, informou o Ministério das Pescas daquele país. O crescimento foi de 6,7%, com aumento de vendas para a União Europeia.O Brasil, que enxerga um bom momento para a  expansão do comércio de camarão nacional com UE, aumenta sua atenção para os embarques africanos.


Um dos principais produtos de Moçambique foram o camarão e o peixe Kapenta, da região de Albufeira. No ano passado ambos renderam cerca de 24 milhões de dólares. O pescado moçambicano tem como mercados alguns países da União Europeia, como Portugal e Espanha, e ainda África do Sul e China.


Para as autoridades governamentais, em comunicado, o crescimento das receitas constitui um sinal da melhoria de qualidade do produto moçambicano, sobretudo quando se fala de mercados extremamente exigentes como o da União Europeia.


Vale lembrar que, recentemente, o Brasil voltou a exportar camarão para mercados exigentes, como a França, por exemplo. E o aumento de embarques africanos ressalta, além de concorrência, um cenário positivo: mais uma vez o mercado da UE mostra-se receptivo aos produtos externos em seu continente. E isso aumenta as chances de novos negócios com os países europeus.


Leia:


- Demanda por camarão e lagosta deve crescer, avalia executivo


 

Brasil, camarão, comércio exterior, Moçambique, UE, União Européia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3