“Caminhão do Peixe” percorre cidades brasileiras com venda a preços populares

“Caminhão do Peixe” percorre cidades brasileiras com venda a preços populares

20 de junho de 2013

Crédito da imagem: Prefeitura de São Luís

O brasileiro ainda consome pouco peixe, apenas nove quilos por habitante ao ano, três quilos a menos do que recomenda a OMC. Visando melhorar essa situação e ajudar o pequeno produtor, o Ministério de Pesca e Aquicultura criou o Programa Peixe nos Bairros. O projeto foi inspirado em um programa implementado inicialmente no Município de Itajaí/SC.

O programa consiste na distribuição de caminhões de feira modificados, com câmara frigorífica, que circula pelas cidades, principalmente nos bairros pobres. Cada caminhão tem pode armazenar até três toneladas e meia de peixe, com duas câmaras frias e espaço para manuseio.

O caminhão é disponibilizado pelo Ministério e o processo seletivo é feito entre as cidades ou coligações.

O projeto vem ajudando a população, com a venda do quilo do peixe por apenas R$2,00 em Manaus. Na ocasião foram vendidas dez toneladas. Apenas nos três dias que antecederam a Páscoa de 2013, duas toneladas e meia de peixe também foram comercializadas pelo programa em Balneário Camburiú, Santa Catarina - o peixe mais procurado foi a sardinha.

Por vender peixe bom e fresco por preços populares o projeto continua um sucesso e várias cidades no Brasil já aderiram ao projeto, como: Guarujá, Manaus, Santa Maria, Florianópolis, São Luís, São José, Cuiabá entre tantas outras.

caminhão do peixe, MPA, peixe, peixe nos bairros

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3