Capturas de cod no mar de Barents caem; preço do bacalhau pode subir

Capturas de cod no mar de Barents caem; preço do bacalhau pode subir

A temporada de pesca de uma das espécies usada para o bacalhau do Porto aqui no Brasil apurou queda tanto nas pescarias norueguesas quanto nas russas

06 de julho de 2015

arroba publicidade
A temporada de pesca do cod Gadus morhua, uma das espécies usada para o bacalhau do Porto aqui no Brasil, apurou queda tanto nas pescarias norueguesas quanto nas russas no Mar de Barents - onde se concentram os estoques -, segundo apurou a Organização das Nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Na última década, o desembarque de cod entrou em uma tendência crescente, mas em 2015 cairão sensivelmente. As cotas também foram reduzidas na região:  de 993 mil toneladas em 2o14, foram reduzidas para 894 mil toneladas neste ano, praticamente 100 mil toneladas a menos.

Nas primeiras seis semanas do ano, a captura norueguesa caiu 54% na comparação com 2014, para 53 mil toneladas - em 2015 havia sido de 117 mil toneladas. Já os barcos russos capturaram 39% menos no mesmo período, de 38 mil toneladas em 2014 para 23 mil este ano.

O reflexo, claro, notou-se no preço. Cresceram quase 50% entre fevereiro de 2014 e março de 2015 e alguns analistas esperam preços ainda maiores no restante do ano. Ainda assim, os preços estão abaixo do pico experimentado em 2007 e 2008. "O consenso geral na indústria é que os preços devem se manter firmes durante o ano, com a cota reduzida no Mar de Barents como a principal razão", diz a FAO.

Novos mercados

Apesar da queda, novos mercados já começam a disputar o reduzido estoque de cod. A China parece superar problemas políticos no relacionamento com a Noruega e demonstra crescente interesse na espécie. O país asiáticos já é um grande comprador de cod congelado da Noruega, mas a maior parte é importada para processar e reexportar aos Estados Unidos.

Em 2014, a China foi responsável por 46% das exportações de cod congelado e a agora a Noruega mira nos consumidores chineses, preparando campanhas promocionais com o objetivo de incrementar o consumo de cod norueguês para cerca de 20 mil toneladas nos próximos cinco anos. 

Crédito da Foto: FAO/ONU

bacalhau, cod, Gadus morhua, Mar de Barents

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3