Fenacam: produção de camarão deve crescer 20% sobre 2012

Fenacam: produção de camarão deve crescer 20% sobre 2012

A produção de camarão no Brasil deverá crescer 20% em relação a 2012, estima a ABCC

12 de junho de 2013

por Leandro Igor Vieira, correspondente do Seafood Brasil em Natal (RN)

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, afirmou hoje durante a Fenacam que, ao contrário dos últimos anos, o setor espera crescimento na produção de camarão, que deverá ficar entre 85 a 90 mil toneladas, um acréscimo de 20% em relação a 2012. “O ano passado o setor da carcinicultura faturou R$ 1,120 bilhão, e acreditamos que dessa vez iremos ainda mais longe”, afirmou Rocha.

O bom momento por qual passa o setor se alinha às boas expectativas com a feira. A organização da Fenacam aposta em um incremento de 15% no volume de negócios fechados durante a feira, em relação ao ano passado. A expectativa se deve, principalmente, às novidades trazidas pelos mais de 150 trabalhos científicos e estandes da edição 2013. Entre as principais inovações  tecnológicas estão enzimas que fortalecem os micro-organismos da larva do camarão - contribuindo para o combate de doenças - e as novas ferramentas para facilitar a vida dos criadores, como as bombas king, que promovem a transferência de fluidos nos criadouros.

Para o estudante Elizandro Lima, a feira está possibilitando o contato com um universo que ele só vai conhecer melhor daqui a dois anos, quando estiver formado. “É incrível ver todas essas tecnologias sendo desenvolvidas. Quero participar disso”, contou o estudante, que cursa o último período de engenharia da Pesca na Universidade Federal do Ceará. Elizandro planeja seguir na área da pesquisa para descobrir novas maneiras de intensificar a produção no seu Estado.

Mas, como é de praxe, o setor se preocupa com as questões sanitárias que afligem os cultivos. Em uma das principais palestras do terceiro dia, o pesquisador Thales Andrade, da Universidade Estadual do Maranhão, alertou para a necessidade de se investir em ferramentas que coíbam a disseminação de doenças no Brasil. “Precisamos seguir o exemplo de países como México e Guatemala. Lá eles criaram grandes estruturas de laboratórios e estão pesquisando como combater a mancha branca”, explicou.

Nesta quinta, (13), os seminários de Carcinicultura e Aquicultura chegarão ao fim. Serão recebidos palestrantes do Chile, Equador e Brasil. Ao meio-dia e às 19h, prosseguem as atividades do Festival Gastronômico de Frutos do Mar, que oferece quatro pratos de camarão, um de tilápia e um de paçoca, todos sucesso de público. Na sexta, último dia da feira, começam as visitas técnicas aos criadouros nos municípios de Pendências, Touros, Extremoz, São Bento do Norte, Tangará e Brejinho.


Para mais informações sobre a Fenacam 2013, acompanhe a cobertura diária aqui no Seafood Brasil. Acesse também o site do evento: http://www.fenacam.com.br

camarão, carcinicultura, Fenacam, pescado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3