Carnaval do peixe: a Quaresma já começou

Carnaval do peixe: a Quaresma já começou

Seja no lazer ou no negócio, o peixe começa a ser protagonista graças à Quaresma

09 de fevereiro de 2018

arroba publicidade
Para a cadeia de pescado em todo o País, a melhor época do ano começou e já movimenta todos os elos. O varejo iniciou o abastecimento para a Quaresma e principalmente para a Semana Santa, quando as vendas de peixes e frutos do mar chegam a crescer 50% sobre o ano anterior.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) ainda não divulgou sua projeção para a Páscoa 2018, mas a expectativa informal no varejo e entre os fornecedores é de uma recuperação sobre os índices do ano passado, até pelo fato de o feriado cair em 1º de abril.

Em 2017, com a Páscoa em abril, o resultado foi ruim para o varejo. As vendas em março despencaram 3,87% sobre o mesmo mês do ano anterior e foram amortizadas por recuperação de 6,27% em abril ante o mesmo período de 2016, mas a percepção geral foi negativa.

A preparação do varejo também ganha uma mãozinha com o fim dos períodos de defeso da maior parte das espécies com valor comercial, como a sardinha-verdadeira no Rio de Janeiro e o surubim, mapará e pacu no Amazonas, por exemplo. A nova portaria que regula a questão, no entanto, é alvo de intensas críticas (leia mais aqui sobre a portaria Nº 78/2017).

Do lado do consumo, o peixe também se torna mais presente já a partir do carnaval, por conta das recomendações de ingestão de alimentos mais leves para os brasileiros curtirem a folia e pelo fator religioso da abstinência de “carnes vermelhas ou quentes” (leia aqui uma outra visão sobre esta tradição), que muitos seguem levando à risca.

Já no âmbito do lazer, o carnaval é um prato cheio. Na gastronomia, há opções como a do Festival do Pescado da Ceagesp, que já preparou descontos para casais no período (leia mais aqui). Algumas cidades já dão largada para seus mercados sazonais de pescado, como Santa Cruz do Sul (RS) – que vai organizar uma Feira do Peixe em plena segunda-feira de carnaval.

E aos que querem distância da bagunça, sempre é possível sair para pescar.

abras, abstinência de carne, Defeso, peixe, pescado, Quaresma, Semana Santa

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3