Carrefour cresce menos no Brasil, mas continua investindo
22 de janeiro de 2014
As vendas da filial brasileira do Carrefour ficaram abaixo da média das demais filiais da América Latina. O relatório anual da empresa francesa disse que as lojas brasileiras cresceram 5,6% no conceito de mesmas lojas (abertas há mais de um ano) no quarto trimestre de 2013, já a expansão da América Latina foi de 11,9%.
O Carrefour relaciona o resultado com a desaceleração da inflação das commodities. A empresa cita, porém, como destaques positivos o desempenho dos hipermercados e das lojas "Atacadão" no País.
A empresa nota que a depreciação das moedas latino-americanas afetou negativamente o resultado financeiro. "As vendas foram significativamente impactadas pela maior depreciação do peso argentino e do real brasileiro com efeito geral negativo do câmbio de 18,8%", diz o relatório.
O Brasil é o segundo maior mercado do grupo e a empresa planeja continuar crescendo no País, principalmente com a abertura de lojas Atacadão. Outra maneira de continuar investindo no país é que o Carrefour estuda lançar ações no Brasil. Uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) das atividades no Brasil é uma das opções entre outras para financiar a expansão no País.
"Já dissemos que um IPO faz parte de um dos possíveis instrumentos para financiar o nosso crescimento", disse Pierre-Jean Sivignon em resposta a uma pergunta durante uma teleconferência no dia 16 de janeiro.
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