Cinco Perguntas a Gabriel Calzavara, presidente da PescaBR
Pesca

Cinco Perguntas a Gabriel Calzavara, presidente da PescaBR

Calzavara detalha como será a atuação da entidade

22 de dezembro de 2020

arroba publicidade
A trajetória de Gabriel Calzavara se cruza com a história da pesca comercial no Brasil. Armador da pesca de atuns e afins com espinhel de superfície, ele já foi de diretor do extinto Departamento de Pesca e Aquicultura do Mapa e participou de inúmeros sindicatos, associações e outros órgãos institucionais. Ainda assim, ele considera que a categoria carecia de uma representação específica.
 
“Esta situação contribuiu para que os armadores brasileiros deixassem de construir uma identidade própria a ponto de serem identificados ou reconhecidos como categoria pesqueira pela sociedade brasileira, assim como são os pescadores e a indústria pesqueira”, falou.
 
Nesta entrevista exclusiva à Seafood Brasil, agora como presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Pesca (PescaBR), Calzavara detalha como será a atuação da entidade que pretende preencher esta lacuna.
 
1) Por que o setor pesqueiro precisa de uma nova entidade que defenda os interesses dos armadores?
Os armadores de pesca nunca tiveram uma representação nacional própria, específica da categoria. Sempre estiveram à reboque das organizações de pescadores (colônias e associações), frota costeira de menor porte, ou das organizações das indústrias, frotas maiores, particularmente as de pesca oceânicas.
 
Acredito que essa situação, entre outras, contribuiu para que os armadores brasileiros deixassem de construir uma identidade própria a ponto de serem identificados ou reconhecidos como categoria pesqueira pela sociedade brasileira, assim como são os pescadores e a indústria pesqueira.
 
Daí a motivação dos armadores criarem a PescaBR, um espaço institucional exclusivo do armador de pesca, onde se fala do cotidiano das pescarias, debate-se as dificuldades, as potencialidades da atividade, onde se constrói e se estrutura um pensamento pesqueiro, onde se dá voz aos armadores e fortalece a categoria para que, de forma organizada, juntamente com as representações dos pescadores artesanais, dos  trabalhadores da pesca e da indústria, contribuir para o debate do desenvolvimento sustentado da pesca do Brasil.
 
 
Confira o restante da entrevista com Calzavara na Seafood Brasil #36 que está disponível aqui.

armadores, atuns, Calzavara, espinhel, Mapa, pesca, PescaBR

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3