Clearwater consegue licença para exportar lagosta viva para o Brasil

Clearwater consegue licença para exportar lagosta viva para o Brasil

14 de novembro de 2013

Crédito da imagem: meddygarnet

Depois de quase dois meses, a canadense Clearwater conseguiu a aprovação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa) para exportar a lagosta viva em embalagens de isopor envolvidas por caixas de papelão. O pedido de aprovação de rótulos e embalagem foi protocolado no Ministério da Agricultura em dia 21 de agosto, porém, só no dia 17 de outubro a liberação saiu.

A liberação da comercialização do produto vivo passa por várias etapas como análise de risco de saúde ou contaminação. A Clearwater conseguiu todas as aprovações, inclusive a do rótulo adequado ao mercado nacional. O período de validade da liberação é de 10 anos. A também canadense Fisherman's Market também já está autorizada a exportar para o Brasil, quanto a Royal Star  ainda está em busca do registro.

A lagosta é parte importante do mercado de seafood canadense, principalmente da costa atlântica do país, que investe muito no mercado de pescados. Na região o setor gera mais de U$ 1 876 milhões, além de movimentar a economia local e gerar empregos.

A Clearwater também conseguiu a renovação da licença que libera a importação de amêijoas (clams, uma espécie de molusco), mas com ressalva do nome, até que o Serviço de Inspeção do Ministério da Agricultura defina qual será o nome comercial mais adequado.

Além de ser parte importante da economia canadense, a lagosta também é importante para a região do Maine, nos Estados Unidos. O produto gera uma tensão na fronteira entre os países, pois a época é de capturas recordes da lagosta, logo os dois lados da fronteira pretendem se beneficiar. A abundância de lagosta forçou o preço do produto para baixo, o que gerou a tensão, com acusações de ambos os lados, segundo informou o New York Times .Entre as primeiras empresas com liberação para trazer a lagosta para o Brasil está a Lapesca, como apurou o Seafood Brasil. Na próxima semana, a empresa vai finalizar a burocracia da primeira importação, que deve ocorrer nas próximas semanas. A importação será por via aérea e a lagosta será comercializada em restaurantes e na loja física da Lapesca.

Canadá, Clearwater, Fisherman's Market, importação, lagosta, Lapesca, Maine, New York Times, Royal Star, viva

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3