Colaboração entre Espanha e Brasil promete alavancar pesca em Itajaí

Colaboração entre Espanha e Brasil promete alavancar pesca em Itajaí

30 de outubro de 2014

arroba publicidade
 

A Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Peixe e Marisco (ANFACO-CECOPESCA) assinaram um acordo de cooperação com o governo da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, e com Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a fim de expandir a cooperação entre a Espanha e o Brasil. O acordo visa reforçar a cooperação e colaboração técnico-científica para fortalecer a troca de experiências e o desenvolvimento de futuros negócios no setor pesqueiro.


O acordo foi assinado durante uma visita à fábrica da ANFACO, em Vigo, na Espanha, realizada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo, e uma delegação da  (Univali), liderada por João Luiz Baptista de Carvalho.

A ANFACO informou que o acordo abrange quatro áreas principais:


 Valorização dos subprodutos e resíduos associados ao mar, como devoluções de pesca e subprodutos da indústria de transformação e processamento da pesca;






Desenvolvimento de novos alimentos de qualidade, saudáveis, seguros e diferenciados;






Incorporação de inovações para melhorar os processos de transformação e conservação de produtos da pesca;






O aumento da competitividade do setor da aquicultura.




Peruzzo espera que o apoio tecnológico da ANFACO vá contribuir para o desenvolvimento da indústria da pesca em Itajaí.  Baptista de Carvalho, por sua vez, reconheceu que o setor tem algumas falhas organizativas e metodológicas, que a experiente indústria de pesca espanhola pode ajudar a resolver, informou o Portal Fis.com.

"Vamos trazer para o Brasil o conhecimento em diversos campos: como a melhora da produção, conhecimento de biotoxinas marinhas, conhecimento de substâncias bioativas e a criação da fábrica do futuro", disse Juan Vieites, secretário-geral da ANFACO, em entrevista a La Voz de Galicia.

Na próxima edição da revista Seafood Brasil, vamos contar tudo o que ocorreu na feira de Vigo. Leia as outras edições da revista quando quiser aqui.
 

Brasil, conservas, enlatados, Espanha, Itajaí, Santa Cataria, SC

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3