Colômbia irá importar material genético da Spring Genetics
Aquicultura

Colômbia irá importar material genético da Spring Genetics

Empresa é a primeira a obter licença para exportar material de tilápia ao país

04 de setembro de 2019

A Spring Genetics se tornou recentemente a primeira companhia a obter licença para importar material genético de tilápia para a Colômbia. A ação faz da empresa a única legalmente autorizada para a introdução do material no país.
 
Parte da Benchmark, a Spring atua com programas de melhoramentos avançados em tilápias, desenvolvendo linhagens com melhor saúde e eficiência que se adaptam às modernas condições de cultivo. A conquista é significativa para a empresa, principalmente porque a maior parte de tilápia do Nilo produzida na Colômbia é processada e exportada como filé fresco para o mercado dos EUA, o que faz do país um dos principais exportadores de filé de tilápia fresca para os Estados Unidos.
 
O processo de obtenção da liberação aconteceu em colaboração multilateral da Spring com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal (USDA-APHIS),  Federação Colombiana de Aquicultura (Fedeacua) e a Aquicultura El Guajaro.
 
Conforme a empresa americana, a Spring Tilapia, marca da Spring Genetics, passou por 8 gerações de seleção no núcleo reprodutivo em Miami (EUA), com características-chave como crescimento rápido, capacidade de sobrevivência e desempenho e, mais recentemente, seleção genômica avançada para resistência a Streptococcus iniae e S. agalactiae.
 
A genética da tilápia que em breve estará disponível no mercado colombiano, juntamente com a alta biossegurança e a vigilância sanitária contínua no núcleo reprodutivo, é vista pela Spring como uma oportunidade significativa para melhorar a produtividade e a sustentabilidade da indústria de tilápia local.
 
O primeiro envio de material para a Acuacultivos el Guajaro, distribuidor da Spring Genetics® para a região do Caribe, está agendado para o final deste mês. A Spring ainda informou que estão em andamento negociações com outras empresas colombianas para garantir um amplo alcance nacional e os seus alevinos estarão disponíveis comercialmente na Colômbia em 2020.
 
No Brasil
 
Conforme a assistente técnica e de produção, Micaele Salles, a Spring possui  no Brasil um quarentenário que atente aos conceitos e exigências legais dos órgãos governamentais nacionais quanto aos procedimentos, instalação, e materiais aplicados no manejo da espécie em questão a ser introduzida.
 
Entre os orgãos reguladores estão o Ibama e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), deles são necessárias  a obtenção de licenças especificas para cada processo de importação. Segundo Salles, quando um novo material chega, há fiscalização e coleta pelos técnicos desses orgãos para serem realizadas análises sanitárias. Essas análises são feitas em laboratórios oficiais para patógenos diversos de acordo com a indicação dos mesmos. "Só após a análise, quando verificado se os animais estão saudáveis, recebemos a liberação para tirar da quarentena e encaminhar ao local de produção", finalizou.
 
 

Benchmark, Benchmark, Colômbia, Colômbia, exportação, exportação, Ibama, importação, importação, Mapa, Spring Genetics®, Spring Genetics®, tilápia, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3