Coluna da Embalagem | O futuro para embalagens de pescado mostrado na Anuga 2015

Coluna da Embalagem | O futuro para embalagens de pescado mostrado na Anuga 2015

A cada dois anos, feira alemã Anuga mostra caminhos, tendências, novidades e inovações das embalagens; este ano, o tema foi “Experimente o futuro” (Taste the Future)

07 de dezembro de 2015

*por Assunta Napolitano Camilo 

Cada Anuga [feira de tecnologia de alimentos realizada na Alemanha] tem uma tendência preponderante ou um mote. Esta foi marcada pela busca pela diferenciação. Empresas e marcas procuraram se posicionar através da sua “diferença”, fazendo das embalagens seu instrumento de comunicação e ferramenta de marketing para contar sua história.

A consultoria Inova Markets apresentou as dez principais tendências que observaram:

1) Rotulagem de produtos de forma clara e transparente, para que os consumidores possam entender;
2) Produtos pré-prontos ou pré-preparados, para que os chefs ou pessoas que gostam de cozinhar possam finalizá-los à sua maneira;
3) Campanhas de marketing voltadas para os Millennials, jovens nascidos a partir de 1980;
4) Snacks, lanches e aperitivos adequados para cada momento e para deslocamentos (on the go);
5) A redescoberta de gorduras e carboidratos bons;
6) O boom das proteínas;
7) Demandas por frutas e vegetais;
8) Congelados com nova proposta, mais frescos e saudáveis;
9) O poder e o valor das marcas próprias na nova economia mundial; e
10) A busca do sensorial ou pelas “sensações”.

[mailmunch-form id="192455"]

Quanto mais tendências os produtos puderem atender, mais fortes eles serão. Para produtos cárneos, por exemplo, que contêm alto teor de proteínas, se tiverem campanhas de marketing voltadas para os millennials, estiverem adequados ao consumo em qualquer lugar ou prontos para serem facilmente finalizados, ou contiverem uma proposta sensorial forte ou uma marca própria representativa, então terão enormes chances de sucesso.

Durante a Feira Anuga 2015, algumas empresas investiram mais no design e na apresentação de embalagens de pescado do que em tecnologia, como a IGLO, tradicional organização do setor que apostou na revitalização de duas linhas: a Filegro e a Filegro Gourmet.

Ambas têm um design que gera desejo de experimentação, além de explorar os ícones que garantem que seus produtos não contenham corantes nem aromatizantes artificiais, atendendo assim os consumidores informados e preocupados com a questão ambiental e a da sustentabilidade. Existem várias campanhas no Hemisfério Norte para cuidar dos peixes para que não acabem.

A produção fotográfica das embalagens é bem elaborada nos dois casos, bem como o uso de ícones de proteção à vida marinha, o que dá aos consumidores uma sensação de segurança em relação a essa polêmica questão. Na linha gourmet, usam o preto como fundo para enobrecer e diferenciar em relação à linha padrão.

[gallery columns="4" ids="7813,7815,7816,7814"]

Atender à questão da praticidade com pratos prontos facilita a rotina. Porções menores têm sido outro ponto de atenção: no máximo, a apresentação é de dois filés.

Diversidade é mais um tema a ser observado. Ninguém quer comer a mesma coisa todo dia, assim há dois caminhos a seguir: pratos semiacabados que permitem a finalização em casa ou a grande oferta de variantes.

Até mesmo produtos de marca própria, como o Herings-Filets da rede de supermercados Spar, têm procurado se diferenciar por meio de embalagens bem desenhadas, abre-fácil e do selo de apoio ao WWF.

Para as crianças, lançaram embalagens em formato de peixinhos. Elas são termoformadas em sistema FFS e enchidas, seladas e formadas em uma só máquina. Essas pequenas embalagens são divertidas e práticas de levar na mochila e visam incentivar as crianças a comerem peixe desde pequenas.

A boa notícia é que a demanda por peixes, pescados e frutos do mar têm aumentado no mundo inteiro, bem como a oferta por novas e melhores embalagens para atender às demandas de conveniência, segurança, praticidade, sustentabilidade e estilo dos consumidores.

Investir em entender os novos perfis de consumo e em embalagens corretas é fundamental, além do que:

Embalagens que atendem às tendências de consumo são melhores e promovem um mundo melhor para todos!

Embalagem melhor. Mundo melhor!

Sucesso a todos!

Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.

Pack - Assunta Camilo - Foto Leandro Andrade - peq

*Assunta Napolitano Camilo é Diretora da FuturePack – Consultoria de Embalagens e do Instituto de EmbalagensEnsino & Pesquisa. Articulista, professora e palestrante internacional de embalagens. Recebeu diversos prêmios, entre eles o de Profissional do Ano e o de Melhor Embalagem do Ano. Coordenadora dos livros: Embalagens Flexíveis; Embalagens de Papelcartão; Guia de embalagens para produtos orgânicos; Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas & Sustentabilidade, entre outros. (www.institutodeembalagens.com.br). Diretora do Kit de Referências de Embalagens e da obra Better Packaging. Better World (www.betterpackagingbetterworld.com).

Anuga 2015, embalagem de pescado, inovação, tecnologia, tendências

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3