>Com AquaGen, Aquabel deve triplicar produção de formas jovens

Com AquaGen, Aquabel deve triplicar produção de formas jovens

Empresa norueguesa adquiriu controle majoritário da brasileira, que continua sob o comando técnico de Ricardo Neukirchner

Autor - 12 de abril de 2016

A norueguesa AquaGen escolheu o Brasil para estrear na produção de alevinos e juvenis de tilápia em todo o mundo. Especializada em formas jovens de salmão, a empresa anunciou ontem (11/04) a aquisição do controle majoritário da piscicultura Aquabel, inaugurada na cidade de Rolândia (PR) em 1994 e que lidera o segmento de reprodução e melhoramento genético de tilápia no Brasil.

A multinacional faz parte do grupo alemão EW Group já detém 53% do mercado mundial de formas jovens de frango, 40% do mercado de salmão e cerca de 60% do mercado mundial de peru, e agora quer liderar o segmento dentro da tilapicultura mundial com a ajuda das 6 unidades da Aquabel no País. 

Em entrevista ao site Seafood Brasil, o fundador da Aquabel, Ricardo Neukirchner, revelou que a negociação se estendeu por seis meses. O executivo não revela o tamanho da participação da AquaGen no negócio e nem as cifras envolvidas, mas garante que não sai do negócio. "Essa é a nossa possibilidade de se tornar uma empresa realmente profissional. E agora serão feitos investimentos muito pesados em produção, distribuição e em genética."

Um dos planos é triplicar a produção de alevinos da Aquabel, hoje estabilizada em 100 milhões anuais, em um período entre dois e quatro anos. "Em paralelo, queremos montar um centro de melhoramento genético em local remoto, por questões sanitárias e de biossegurança", diz Neukirchner.

Outro plano, mais ambicioso, o executivo contou em primeira mão: "A ideia é começar a abrir unidades da Aquabel em outros países. Primeiro se fortalecer de forma segura dentro do Brasil, depois expandir, porque eles querem buscar essa liderança mundial." O Brasil se tornou o candidato natural, segundo ele, primeiro por conta da Aquabel - reconhecida mundialmente no ramo - e depois pela rápida expansão da aquicultura por aqui.

Leia mais detalhes sobre este negócio na edição #14 da Seafood Brasil.

alevinos, Aquabel, AquaGen, formas jovens, juvenis, Ricardo Neukirchner, tilapicultura

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3