Começa a 10ª Semana do Peixe

Começa a 10ª Semana do Peixe

30 de agosto de 2013

arroba publicidade

Começa no dia primeiro de setembro a 10ª edição da Semana do Peixe, iniciativa do Governo Federal. A data foi definida pela Comissão Organizadora do Ministério da Pesca e Aquicultura. A Semana será um evento especial da pasta, com eventos com empresários do setor para fomentar a atividade, melhorar a oferta e discutir redução dos preços em supermercados e feiras livres. O evento comemorativo vai até o dia 15.


Em todos os Estados, as superintendências federais de pesca e aquicultura estarão promovendo eventos para incentivar o consumo e divulgar os benefícios da saúde providos pelos pescados. O foco do Ministério é a divulgação de algumas espécies produzidas no Brasil, caso do tambaqui, que já apresenta uma supersafra, este ano, no Estado de Rondônia.


A campanha vai promover também uma série de outras iniciativas em torno do pescado, como cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, campeonatos, promoções em supermercados, distribuição em caminhões-feira e povoamento de alevinos (filhotes de peixe) em açudes e represas.


Meta para o consumo de peixes até 2015


Segundo o Ministério, a campanha funciona como uma âncora, no segundo semestre, para o aumento do consumo de pescado. No primeiro semestre, a Semana Santa cumpre este papel. Os brasileiros ainda consomem menos pescado do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A média atual é de nove quilos por habitante/ano, quando o ideal seria pelo menos 12 quilos.


A previsão do Ministério, entretanto, é de que o consumo nacional de pescado alcançará a média dos 12 quilos até o final de 2015.


Aos poucos o brasileiro está despertando para essa proteína  nobre e descobrindo a importância do pescado para a saúde. Nós já incrementamos o consumo e acreditamos que podemos ir ainda mais longe, aproveitando o potencial produtivo do nosso país e transformando-o num importante produtor mundial”, destacou o ministro Marcelo Crivella. Ele participará da abertura da Semana do Peixe, no Rio de Janeiro.


 

aquicultura, do peixe, gastronomia, Ministério, OMS, pesca, Rondônia, semana, tambaqui

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3