MT e MS iniciam maratona de eventos técnico-comerciais

MT e MS iniciam maratona de eventos técnico-comerciais

Dourados recebe 1º Encontro Técnico da Piscicultura Sul-Mato-Grossense e Cuiabá abriga o II Ciclo de Palestras em Piscicultura e Processamento do Pescado

30 de novembro de 2017

arroba publicidade
De hoje (30/11) a sábado (01/12), o centro-oeste vai oferecer duas grandes oportunidades de aprimoramento profissional na piscicultura e processamento do pescado. Nesta quinta-feira, o Serviço de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Dourados (Senar/MS) realizará o 1º Encontro Técnico da Piscicultura Sul-Mato-Grossense. Já na sexta e sábado, um grupo de empresas e entidades vai dar a largada para o II Ciclo de Palestras em Piscicultura e Processamento do Pescado (CIPPEIXE).

A programação do evento sul-mato-grossense (acompanhe aqui a transmissão ao vivo) compreende palestras e uma rodada de negócios organizada pelo Sebrae/MS. A primeira palestra será da coordenadora da Unidade Técnica do Sistema Famasul - Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Mariana Urt, que apresentará as ações desenvolvidas pelo Senar para o fortalecimento da piscicultura no Mato Grosso do Sul. Em seguida, o engenheiro agrônomo e sócio da Aquabel, Ricardo Neukirchner, ministrará uma palestra sobre as novas tecnologias para o melhoramento genético de peixes.

A terceira apresentação, do presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, será sobre o tema ‘Mercado e oportunidades’. Ainda na área econômica, porém focando na questão da comercialização de peixes nativos e exóticos, haverá a apresentação do pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Manoel Xavier Pedroza Filho. Por último, o piscicultor Diogo Conceição Vanzin, de Mundo Novo (MS), contará sobre sua trajetória na piscicultura e os resultados em sua propriedade.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, os temas em debate são "ferramentas que os piscicultores precisam ter acesso para melhorar o potencial produtivo de suas propriedades”. O evento contará com quatro caravanas do programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS, na vertente piscicultura, totalizando a participação de mais de 80 produtores. “Em Dourados, são 20 produtores rurais atendidos pela iniciativa. É possível ampliar este número e trazer, assim, mais competitividade e oportunidade para este segmento produtivo na região”.

O evento é uma realização do Senar/MS e do Sindicato Rural de Dourados, com apoio institucional do Sistema Famasul e em parceria com a Agraer; Aquabel; Aquiplan; Coopisc; Douramix; Embrapa; Governo de MS Hotel 10; Induscava; MS Peixe; Peixe BR; UFGD; Socil e Sebrae/MS.

Cuiabá: produção e processamento

Já no Mato Grosso "do Norte", a cadeia piscícola vai se reunir pela segunda vez no CIPPEIXE, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), dentro do Campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento começa às 18h30 de sexta (01/12) e segue até as 18h de domingo.

Uma inciativa do Núcleo de Estudos de Pescado (Nepes) da entidade em parceria com a Ammco Pharma, o ciclo de palestras trará nomes de peso na pesquisa e produção nacionais. Pela Embrapa Pesca e Aquicultura, Eric Routledge vai abordar os avanços científicos na cadeia produtiva do pescado; Luiz Eduardo Conte, da Ammco Pharma, vai tratar da biosseguridade em aquicultura; Glauber Felipe Cruvinel dos Santos encerra o primeiro dia de palestras com uma apresentação sobre processamento de peixes nativos.

Veja aqui a programação completa do evento.

Ammco Pharma, Cuiabá, Dourados, Famasul, peixes nativos, piscicultura, processamento de pescado, UFMT

 
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3