Criação de tilápia em água salgada abre novo mercado

Criação de tilápia em água salgada abre novo mercado

13 de outubro de 2014

arroba publicidade

Crédito da imagem: United Board


Um novo sistema foi desenvolvido para a criação de tilápia, um peixe de água doce. A novidade faz o pescado também sobreviver em água salgada. O projeto é da filipina Mariculture Parque Panabo (PMP), de, Panabo City.


O sistema é baseado em uma cepa de tilápia, que poderia suportar água salgada até 39 ppt de salinidade e foi concebida por Pedro Pacatang, um dos proprietários da PMP desde 2012, informou a agência de notícias PIA. "Minha paixão pela criação de tilápias começou quando recebi uma tilápia da Flórida, Estados Unidos", Pacatang comentou.


O empresário recebeu ajuda da Secretaria de Pesca e Recursos Aquáticos - Centro de Formação Regional de Pesca (BFAR-RFTC) para começar a produzir essa espécie em abril de 2014.

Pacatang explicou que em sua primeira tentativa ele começou com 10 mil alevinos, dos quais 1.400 exemplares sobreviveram após 90 dias. No entanto, a segunda tentativa foi mais bem sucedida, pois apenas 20% dos 5 mil alevinos morreram. Desta vez, o volume de colheita (4000 tilápias) tinha atingido 500-600 gramas cada, em três meses.  A última tentativa rendeu 9 mil tilápias.

O empresário vende seus produtos para restaurantes locais como amostras e no início de outubro, 10 quilos dessa tilápia foram enviadas para um comprador interessado em Hong Kong, que aprovou o produto. E o empresário está otimista, para ele, a receptividade do mercado para este tipo de tilápia abre grandes perspectivas para o futuro.

água salgada, criação, fazenda, Filipinas, mar, tilápia

 
BaresSP publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3