Mesmo crítica ao MPA, ABCC defende sua continuidade

Mesmo crítica ao MPA, ABCC defende sua continuidade

Após ganharem corpo rumores da extinção da pasta em uma reforma do governo federal, entidade manifesta apoio público

31 de agosto de 2015

A Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC) manifestou apoio público à continuidade do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), após ganharem corpo os rumores da extinção da pasta em uma reforma do governo federal para controlar gastos públicos. Com isso, engrossa o coro de outras entidades que já se posicionaram a favor da continuidade da pasta.

A carta, assinada pelo presidente da entidade, Itamar Rocha, diz que a iniciativa faz parte de "um necessário plano de redução da gigantesca e burocrática máquina pública instalada em Brasília", mas faz questão de ressaltar "o desserviço que uma possível extinção do MPA causaria ao Brasil".

Rocha baseia seus argumentos no potencial reprimido do Brasil no agronegócio do pescado, mas reitera a avaliação corrente no segmento de que a extinção reduziria muito a representação institucional que as atividades de pesca e aquicultura dispõem no momento. "Alguém de sã consciência acredita que um departamento ou mesmo uma Secretaria da Pesca e Aquicultura, agregada ao MAPA, com seus múltiplos e justos interesses, teria motivações ou mesmo condições de se contrapor ao tratamento beligerante dispensado pelo IBAMA e MMA à carcinicultura e a maricultura brasileira?", pergunta Rocha, para responder, em seguida: "Certamente que não".

A ABCC já criticou publicamente o MPA em diversas ocasiões e moveu duas ações judiciais contra os ex-ministros Marcelo Crivella e Eduardo Lopes, por conta de questões como uma suposta flexibilização na importação de camarão Pleoticus muelleri da Argentina.

Enquanto isso, o ministro Helder Barbalho continua exercendo seu papel como peça da base aliada do governo. Na última sexta-feira (28/08), ele foi a Castanhal (PA), onde representou o Pará e a presidente Dilma Rousseff na entrega de 1000 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida.

Leia o posicionamento completo aqui.

Crédito da foto: Kristorfferson Lopes/MPA

ABCC, extinção do ministério da pesca, MPA, reforma ministerial

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3