Em quatro anos, produção de pescado cresce 130% no Tocantins

Em quatro anos, produção de pescado cresce 130% no Tocantins

12 de dezembro de 2014

Crédito da imagem: Otávio Nogueira


A produção de pescado do Tocantins cresceu mais de 500% nos últimos 10 anos e se encontra em desenvolvimento constante. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), promoveu ações que contribuíram com o aumento da produção,  que subiu de 6.500 toneladas em 2010, para 15 mil toneladas em 2014, um acréscimo de 130%.


Para o coordenador de fomento à aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho, em entrevista ao site Surgiu.com: “Hoje no Estado existem 206.000 hectares de lagos formados pela construção de usinas hidrelétricas, que podem ser utilizados na criação de peixes em tanque-rede e pelo menos 25.000 hectares de áreas com boas condições para a construção de viveiros e açudes”.

Segundo Godinho, as condições naturais favorecem a produção. “O clima do Estado é favorável para a criação de espécies tropicais, apresentando ainda, uma topografia plana, água de excelente qualidade e em grande quantidade o que favorece o desenvolvimento de novas tecnologias de produção, contribuindo para um cenário extremamente positivo para o crescimento da aquicultura no Estado”, conclui.

O número de empregos diretos e indiretos do setor aquícola criados pelo setor também cresceu. Em 2010, foram registrados 7.500 contratos, já em 2014, este número aumentou para mais de 11 mil.


Para Kai Schwabather, produtor de peixes há 20 anos no Tocantins o momento é propício ao negócio. “Hoje minha produção gira em torno das espécies caranha e tambaqui, além dos peixes de couro e não tenho o que reclamar, pois a demanda do Estado é muito grande e os produtores contam com fatores positivos como o clima, o acompanhamento técnico e a construção de frigoríficos para desenvolver sua produção de forma a atender esta demanda”, explica Schwabather, em entrevista ao site também.

Governo, pescado, produção, produção Estado, Tocantins

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3