Em risco, sardinha pode ganhar substituto no mercado

Em risco, sardinha pode ganhar substituto no mercado

19 de agosto de 2013

Crédito da imagem: Luiz Fernando Reis


A sardinha está em risco com a sobrepesca e, em breve, pode até mesmo se tornar uma espécie rara. Diante disso, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)  anunciou a criação de um projeto que vai avaliar a vocação da matrinxã como alternativa comercial à sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) para enlatamento pela indústria de pescados.


O peixe alternativa é natural da Amazônia e pode atingir 80 centímetros de comprimento, cinco quilos, também possui espinha excessiva, assim como a sardinha. Estudos indicam que a matrinxã apresenta crescimento precoce e boa conversão alimentar, chegando a atingir entre 800 gramas a 1,2 quilo em um ano.

Segundo os pesquisadores, o peixe também possui características que o tornam favorável para agricultores familiares. "De acordo com a literatura, a matrinxã pode se tornar importante tanto para a indústria conserveira de pescado como para pequenos produtores, que podem fazer o processamento por meio de cooperativas", declarou a Agência Embrapa.

 

Amazônia, matrinxã, sardinha, substituto

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3