Embate em águas asiáticas geram perdas de 1 bilhão de euros por ano em pescado

Embate em águas asiáticas geram perdas de 1 bilhão de euros por ano em pescado

05 de novembro de 2014

Crédito da imagem: Danumurthi Mahendra


 A Coréia do Sul anunciou que sofre um prejuízo de mais de um bilhão de euros por ano com a pesca ilegal de embarcações chinesas em suas águas. Segundo dados divulgados, barcos chineses superaram as 675 mil toneladas pescadas na região, no ano de 2012, o que representa  61,9% da pesca sul-coreana em suas próprias águas, publicou o Instituto de Política Pesqueira de Seul.

"O prejuízo global alcançaria um número astronômico se somarmos todos os custos indiretos, como as despesas das operações policiais para acabar com a pesca ilegal", destacou o relatório, segundo informou a Agência EFE. 


As informações divulgadas criaram uma tensão diplomática entre os países, afinal o problema com a pesca já causou diversos incidentes, como, recentemente, um agente da guarda-costeira sul-coreana disparou e matou o capitão de um navio chinês durante uma das frequentes batidas para combater a pesca ilegal. O incidente aconteceu no último dia 10 em águas sul-coreanas do Mar Amarelo, e gerou protestos de autoridades diplomáticas da China.


Nenhuma medida para mudar o panorama foi anunciada.

China, Coréia, Coréia do Sul, euro, pesca ilegal

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3