Empresa paraense é a primeira a ter registro para Processamento Artesanal do Caranguejo

Empresa paraense é a primeira a ter registro para Processamento Artesanal do Caranguejo

23 de outubro de 2014

Crédito da imagem: Brandon Morse


 A microempresa paraense Filé do Mangue, de Bragança, recebeu registro como o primeiro estabelecimento de Processamento Artesanal do Caranguejo. Esta é a primeira unidade agroindustrial privada de produção de carne de caranguejo do Estado e, do Brasil, a receber a autorização para comercialização, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), depois de cinco anos de tentativas e analises do órgão.

O empreendimento vai gerar 136 empregos diretos e necessitou de um investimento na ordem de R$ 250 mil. A produção será de 150 quilos/dia, ou seja, uma captura de cerca de 3 mil caranguejos diariamente.


Sebastião Brabo, proprietário da empresa, declarou, em entrevista a Adepará, que o empreendimento foi a realização de um sonho. "A conquista é fruto de um esforço conjunto de vários parceiros”, ressaltou.


Além dos ajustes, foi necessário treinamento para cerca de 100 pessoas e adequação em termos sanitários, para garantir a qualidade e saúde do pescado e dos consumidores.


O prefeito de Bragança, no Pará, João Nelson,ressaltou que há cinco anos o município vem se envolvendo na solução de um problema gerado com a proibição da comercialização da carne de caranguejo por um problema sanitário da época. “Com a possibilidade de voltar a vender o produto, que é uma riqueza no município, a população local vai retomar a auto estima e a capacidade de geração de renda. Essa comunidade é carente de emprego e esse empreendimento trará crescimento e qualidade de vida”, declarou o prefeito em entrevista a Adepará.


Com a autorização para comercialização, a primeira unidade de beneficiamento da carne de caranguejo já está em funcionamento e, segundo Alcilene Brabo, os pedidos não param de chegar. “Tenho certeza que fizemos o investimento certo, no local certo”, declarou.

Adepará, Bragança, caranguejo, Filé do Mangue, Pará, processamento, valor agregado

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3