Equador tem contração na produção de camarão e exportação à China cai
Indústria

Equador tem contração na produção de camarão e exportação à China cai

Setor experimenta a crise de preços mais profunda em mais de uma década, diz CNA do Equador

21 de julho de 2020

A indústria equatoriana de camarão anunciou nesta segunda-feira (20/07), uma séria contração em sua produção e exportação como resultado da crise do mercado e da demanda reduzida. O setor experimenta a crise de preços mais profunda em mais de uma década, diz comunicado à imprensa distribuído pela Confederação Nacional dos Aquicultores (CNA) do Equador.
 
As estruturas de maturação e larvicultura já registram uma queda preocupante na produção, assim como na engorda realizada nas fazendas de camarão. A quantidade de viveiros secos só ocorreu desta forma durante o aparecimento da doença da mancha branca, diz o texto. Além disso, há relatos de diminuição na densidade de estocagem para evitar maiores perdas econômicas que levam a demissões de pessoal.
 
A queda na produção é uma realidade que já se reflete nas estatísticas de exportação de junho, com um colapso de 37 milhões de libras (16,7 mil toneladas) em comparação a maio.
 
 
 
A China, que é o principal destino das exportações equatorianas de camarão (62%), também registrou queda na demanda, já que em maio as vendas para esse destino atingiram 116 milhões de libras (52 mil toneladas), enquanto em junho as estatísticas da CNA mostram um declínio para 59 milhões de libras (26 mil toneladas), uma queda de 49%.
 
De acordo com as projeções da CNA em julho, a contração é mais aguda, pois apenas 80 milhões de libras (36 mil toneladas) seriam exportadas até o final do mês. O suprimento para a China é quase inexistente, pois apenas 11 milhões (4,98 mil toneladas) seriam vendidos para esse mercado.
 
Em relação à situação com o mercado chinês, o setor de camarões está respondendo a novas demandas imediatamente. A análise por PCR do pessoal da fábrica de embalagens tornou-se generalizada, bem como o reforço de medidas de biossegurança nas áreas de material de embalagem e recipientes. “Dessa forma, o Equador está colaborando com as autoridades aduaneiras chinesas para a melhoria dos processos de biossegurança neste novo contexto global, finaliza o comunicado.
 
Créditos da imagem: CNA/Equador

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3