Evento discute importância da segurança alimentar do pescado

Evento discute importância da segurança alimentar do pescado

18 de junho de 2014

Crédito da imagem: Divulgação 


O VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (VI SIMCOPE) vai acontecer de 10 a 12 de setembro, em Santos, na UniSantos. O evento já divulgou sua temática e os principais palestrantes desse ano. O tema geral será: "Segurança Alimentar do Pescado da Produção à Mesa do Consumidor: Desafios e Perspectivas".


Será trabalhado em três eixos temáticos: “Controle de Qualidade e Inspeção”, “Tecnologia e Inovação no Processamento e Industrialização” e por último “Mercado: Consumo e Consumidor”.


A programação científica incluirá: o III Workshop: Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar, Mini-cursos, Oficina Gastronômica. Palestras e debates e o V Encontro de Tecnólogos.


Na sua sexta edição o evento contará com nomes como a Dra. Maria Leonor Nunes, do IPIMA/Portugal. Ela vai abordar o tema: “Benefícios e Riscos do Consumo de Pescado”.  A especialista ocupa a chefia do Departamento de Inovação Tecnológica e Modernização de produtos de pescados no Instituto Nacional de Pesquisa da Agricultura e Pescas (IPIMAR), e é professora de Qualidade de Produtos do Mar da Universidade do Algarve, em Portugal. Maria Leonor já participou de mais de 15 projetos comunitários relacionados com pescados na área de conservação, processamento e qualidade e segurança.


Dra. Mercedes Careche, do ICTAN-CSIC/Espanha, também debaterá temas pertinentes ao setor. É focada na área de avaliação da qualidade do pescado e produtos, como a melhoria da qualidade e garantia. No evento vai ministrar um minicurso “Introdução à Análise Instrumental de Textura em Pescado”. Ainda exerce o cargo de professora de  Ciência e Tecnologia de Alimentos e lidera vários projetos de pesquisas, alguns até financiados pela UE.


Inspeção e fraude


O encontro também debaterá “Ações e estratégias para a inspeção de produtos pesqueiros do Chile”. A temática  será tratada pela Dr. Cecília Solis, que é Sub-diretora de Comércio Exterior do Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca) daquele país. Veterinária, conta com mestrado em Relações Internacionais e com vasta experiência na área de inspeção de produtos de pesca.  Já  participou da implementação de programas de controle e acompanhamento de instalações de pesca, barcos, fazendas e exportações de pesca para o Chile. Também participa das comissões de saúde e medidas fitossanitárias e representou o seu país no Comitê dos produtos da pesca do Codex Alimentarius.


Outro palestrante do evento será  Rodrigo Mabilia, fiscal Superintendência Federal do MAPA,  para falar de “Ações e estratégias do serviço Federal de inspeção do MAPA, face aos casos de fraude econômica no pescado”.  Foi o responsável pela Operação Poseidon, uma investigação da Polícia Federal nas cidades catarinenses de Itajaí, Itapema e Navegantes para investigar irregularidades de empresas de pescado na região relacionadas à importação de peixe chinês, como já informou o Seafood Brasil.


As inscrições já podem ser feitas no site do evento.

evento, gastronomia, Operação Poseidon, pescado, Polícia Federal, Poseidon, segurança, SIMCOPE, simpósio, workshop

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3