França aprova lei contra desperdício de alimentos; 1/3 do pescado produzido no mundo é descartado

França aprova lei contra desperdício de alimentos; 1/3 do pescado produzido no mundo é descartado

Brasil pode jogar fora mais de 580 mil toneladas de pescado todos os anos

02 de março de 2016

Em plena crise mundial de produção de alimentos, a França se tornou o primeiro país a discutir uma lei que proíbe supermercados de jogar fora os alimentos ou adicionar químicos para mascarar condições inadequadas de consumo. A FAO estima que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçada todos os anos mundialmente.

54% do desperdício acontece durante a produção, manipulação após a colheita e armazenagem. O restante ocorre no processamento, distribuição e consumo. Ainda conforme a FAO, em torno de 1/3 do pescado produzido no mundo todo é desperdiçado durante a pesca ou produção, pós-captura ou despesca, processamento, distribuição e consumo.

Segundo publicou o site Resource.co, a lei indica que supermercados maiores de 400 metros quadrados serão obrigados a assinar um acordo com uma ou mais organização para redistribuir os alimentos não vendidos.  O supermercado que não aderir sofrerá multas de até 75 mil euros.

A interpretação é a de que a iniciativa põe uma hierarquia para recuperar o valor dos alimentos, com prevenção e distribuição no topo, enquanto se recupera a produção de ração animal e a energia gastas na produção.

Um abaixo-assinado no site de petições Change.org, que já reuniu mais de 760 mil assinaturas até a publicação desta nota, calcula em 80 milhões o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Além disso, indica que os supermercados europeus jogam fora uma média de 40 kg de alimentos todos os dias.

No Brasil, segundo a ONG Banco de Alimentos, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. 10% do desperdício ocorre no campo, enquanto o manuseio e transporte respondem por 50% do desperdício. 30% acontece na comercialização e abastecimento e 10% no varejo.

Embora não existam dados oficiais sobre o desperdício no pescado, se seguimos a lógica da FAO de que 1/3 do pescado produzido é desperdiçado, em torno de 530 mil toneladas de pescado vão para o lixo no Brasil todos os anos.

desperdício de alimentos, FAO, França, lixo, supermercados

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3