Franquias de alimentação crescem no país e lideram pesquisa da ABF

Franquias de alimentação crescem no país e lideram pesquisa da ABF

25 de novembro de 2014

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) divulgaram, em coletiva de imprensa, dados exclusivos de um estudo feito em conjunto entre as entidades dos setores de franquias e shoppings centers no país. O levantamento foi encomendado pelas associações com o objetivo de mapear lojas presentes nos grandes centros de compras do Brasil, permitindo identificar a participação dessas indústrias no varejo nacional.


A pesquisa aponta uma forte presença de franquias nos shoppings, 34,5% das lojas pesquisadas. No setor de alimentação, 57% dos pontos de venda pertencem a marcas de franquia, o que coloca o segmento em posição de destaque no mercado de franchising nos shoppings.


O segmento de alimentação lidera o ranking de franquias em praticamente todas as regiões. Do total de lojas deste segmento, na região Norte, 67% pertencem a marcas franqueadas, seguida pelas regiões Sudeste e Centro-oeste, com 61% e 55%, respectivamente.


Para a presidente da ABF, Cristina Franco, “o estudo exemplifica o foco estratégico e a seriedade de ambas as entidades em apresentar ao mercado uma radiografia dessas indústrias que têm grande importância para a economia brasileira, com dados estatísticos indispensáveis para gestores, empreendedores, bem como para a sociedade em geral”. Ainda segundo Cristina, o trabalho conjunto entre ABF e ABRASCE reforça os laços da parceria que une as instituições, assegurando a continuidade deste estudo com frequência anual.


“Toda conveniência, segurança e conforto oferecidos pelos shopping centers atraem não apenas os frequentadores, mas inúmeros franqueados interessados em investir nos centros de compras. O segmento de alimentação tem contribuído muito com o crescimento do setor em geral e a pesquisa nos mostra a sua representatividade também no mercado de franchising”, afirma Luiz Fernando Veiga, presidente da ABRASCE.


Ainda de acordo com o levantamento, foram identificadas mais de 18.400 marcas operando nos diferentes shoppings do Brasil. Deste total, quase 1.000 são marcas de franquia. Este trabalho é o primeiro realizado conjuntamente entre as duas entidades e deverá acontecer anualmente.

(Crédito da imagem: Berit Watkin)

alimentação, alimentação fora do lar, franquia, shopping

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3