Goiânia reativa Associação de Piscicultura estadual

Goiânia reativa Associação de Piscicultura estadual

21 de novembro de 2013

Crédito da imagem: Sid Mosdell


Os criadores de peixe de Goiânia resolveram reativar a Associação Goiana de Piscicultura, a decisão saiu durante uma assembleia geral no último dia 19 de novembro. Os piscicultores associados já traçaram planos e elegeram uma nova diretoria, presidida por Adilon de Souza, um dos maiores especialistas locais do assunto. A nova associação está vinculada à Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, segundo o jornal Diário da Manhã.


Atualmente, Goiás ocupa a sétima posição nacional, com uma produção de 18,7 toneladas de pescados, com destaque para a tilápia, a espécie mais cultivada. Na opinião de produtores participantes da assembleia no auditório da SGPA, os goianos podem produzir dois milhões de toneladas, sem competir com a carne bovina, suína ou de aves, itens considerados fortes na economia de Goiás.

Para chegar nessa meta, os maiores gargalos a serem vencidos pelos criadores para o desenvolvimento da atividade no Estado são: o licenciamento ambiental; legislação da produção, comercialização e transporte de pescados; ausência de assistência técnica especializada, carga tributária excessiva e desorganização da cadeia produtiva. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), o Estado conta, hoje, com 1.487 propriedades com tanques de peixes, mas apenas 400 possuem licenciamento ambiental.

O objetivo de associações como essas é proteger o piscicultor e criar melhores condições de trabalhos. E não é só em Goiânia que existem iniciativas como essa. Em Santa Catarina, por exemplo, a  Associação de Pescadores e Piscicultores de Concórdia está trabalhando em parceria com o Ministério da Pesca e a prefeitura municipal,  e o Comitê do Rio Jacutinga para concluir um projeto de criação de peixes em tanque-rede, desenvolvido no lago da Hidrelétrica de Itá, onde mais de 140 tanques para a criação de pescados estão sendo instalados.

As associações também estão capacitando os aquicultores. A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) em parceria com a Prefeitura Municipal de Cássia, além da Central das Associações Rurais e Associação dos Aquicultores do Médio Rio Grande realizam Seminário de Piscicultura na cidade. O evento é a última ação da etapa do Programa de Capacitação em Piscicultura que está sendo executado na região desde o dia 22 de julho deste ano devido à construção de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP) em Cássia.

aquicultores, Associações, criadores, Goiânia, psicultores, santa catarina, Semarh

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3