Governo regulamenta transporte do pescado e nota fiscal

Governo regulamenta transporte do pescado e nota fiscal

03 de junho de 2014

Crédito da imagem: Julian Burgess


O controle de trânsito de pescado desde a origem do produto foi regulamentado pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Pesca e Aquicultura (MPA) nesta segunda-feira (2/6). A Instrução Normativa Interministerial nº 4 foi publicada no Diário Oficial da União.  A normativa estabelece que esse controle deva ser feito através de uma nota fiscal. 


As informações necessárias que devem constar na nota fiscal do pescado, como o número de inscrição regular do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), na respectiva categoria, e a identificação de registro junto aos serviços de inspeção federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM) do estabelecimento de destino.  A normativa já está em vigor.

“Isso significa que todo o trânsito desse tipo de produção está resguardado, trazendo maior confiabilidade e garantindo assim sanidade do pescado no país”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

Antes, não havia registro do transporte da matéria-prima desde a fonte da captura (mar, rio ou criatório) até os estabelecimentos oficiais. Agora a destinação deve ser definida no documento para que haja rastreabilidade do produto transportado.

 

O decreto


O Artigo 1º estabelece a nota fiscal do pescado, proveniente da atividade de pesca ou aquicultura, como documento hábil de comprovação da sua origem para fins de controle de trânsito de matéria-prima.

Na nota fiscal deverá constar o número de inscrição regular no Registro Geral da atividade Pesqueira- RDP, na respectiva categoria, assim como o número de identificação de registro junto aos Serviços de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal do estabelecimento de destino.

Governo, Mapa, MPA, nota fiscal, peixe, pescado, registro, transporte

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3