Grandes Nações do Pescado: Argentina

Grandes Nações do Pescado: Argentina

05 de julho de 2013

Crédito da imagem: Roberto Lajolo

Os argentinos já viveram épocas de bons e maus relacionamentos com o Brasil. A questão foi herdada da época colonial, porém a questão da Cisplatina já foi superada há tempos e hoje os países são grandes parceiros comerciais, tirando o futebol, é claro.

De guerra e rivalidade à amizade e aliança, esta complexa relação se estende por mais de dois séculos. Os dois países combinados representam 63% da área total da América do Sul, 60% da sua população e 61% do PIB da região. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Argentina e vice-versa.

A Argentina é a quarta maior exportadora de peixe para o Brasil, no último ano foram mais de 33 mil toneladas trazidas para cá. O peixe mais representativo na exportação é a merluza, que chega aqui fresca e em filés.

Outros peixes trazidos para cá são: cavalinha, moluscos, traira, corvina e abadejo. A maior parte da exportação do país para o Brasil sai do porto de Mar del Plata, de lá uma média de 85 empresas despacham os pescados para o Brasil, principalmente para os centros urbanos.

O Porto Mar del Plata é o porto pesqueiro mais importante do país, além de ser um dos portos mais importantes, é também um dos mais antigos, foi inaugurado como Porto Mar del Plata em 9 de outubro de 1922, porém antes disso era conhecido como porto de Laguna de los Padres, desde 1874.

A Argentina e o Brasil estreitaram relações. Hoje o comércio entre ambos ajuda a economia dos países a se desenvolverem. A tendência é a parceria aumentar, através do Porto Mar del Plata ou de outros portos.

Argentina, Grandes, Nações, pescados

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3