Grandes Nações do Pescado: China

Grandes Nações do Pescado: China

03 de julho de 2013

Crédito da imagem: Don O’Brien

A China tem a maior população do mundo, e só por isso o consumido de alimentos no país já é muito alto. Quase tudo vira comida, então o peixe é tradicionalmente um alimento bem consumido. Entretanto, nem todo peixe é consumido localmente, pois a China exporta grande parte do que obtém, sendo o segundo país que mais exporta para o Brasil, com mais de 76 mil toneladas exportadas por ano.

O país asiático é o maior produtor de tilápia para consumo do mundo, mas não só a tilápia sustenta o mercado chinês, frutos do mar como salmão e molusco crescem em consumo e exportação chinesa, principalmente para o Brasil.

O impacto da mudança é importante no caso dos moluscos mais dispendiosos, para os quais a China se tornou um mercado importante.

A alimentação com ostras e mexilhões também crescem em até 20% ao ano, causando aperto no mercado mundial.

Bacalhau oriental
Outra novidade é o bacalhau chinês, que anda ganhando espaço e é exportado por um preço baixo e com boa qualidade.

Como é um país milenar, os princípios de Confúcio ainda estão incrustados na mente de mais de um bilhão de pessoas que vivem lá. O nome do país da grande muralha é derivado de um dos seus primeiros imperadores, o primeiro homem da dinastia Chin.

Desde os primórdios, com o Imperador Chin, até hoje, na era pós-Mao e uma economia revolucionária, o peixe continua na base da alimentação. A cultura chinesa já é famosa ao redor do mundo e agora o peixe também está ficando, com as exportações em ascensão.

bacalhau, China, do Pescado, Grande, Nações, tilápia

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3