Grandes Nações do Pescado: Portugal

Grandes Nações do Pescado: Portugal

04 de julho de 2013

Crédito da imagem: Francisco Antunes

Durante o período colonial, Portugal era nossa “metrópole” e, portanto, o único país que poderia comercializar com o Brasil. Mais de quinhentos anos depois Portugal ainda se mantém com um país estratégico ao nosso país, e fortemente no campo de pescados. O país europeu é o quinto que mais exporta peixe para o território nacional, totalizando mais de 13 mil toneladas, sendo que 51% do faturamento das exportações do setor são de bacalhau.

O bacalhau é historicamente o peixe mais importante para os portugueses. O primeiro acordo sobre o alimento é datado de 1353, entre Portugal e Inglaterra, firmando acordo para pesca por 50 anos.

Outro peixe muito importante para o país ibérico é a sardinha. A tradição diz que na Vila de Nazaré se tem a melhor sardinha do mundo, mas toda costa portuguesa pesca o peixe, que é muito saudável, pois contém ômega 3, boas proteínas e cálcio.

Todavia o bacalhau que é a estrela das exportações, e como o Brasil é o maior importador de do mundo, com mais de 50 mil toneladas anuais, os dois países são grandes parceiros comerciais.

A novidade trazida pelas empresas portuguesas para o Brasil é o bacalhau dessalgado e congelado, com o preparo mais fácil e com menos sódio, essa variante promete incentivar o consumo do peixe no país fora das datas comemorativas, trazendo o bacalhau para a rotina do brasileiro.

bacalhau, do Pescado, Grandes, Nações, Portugal, sardinha

 
publicidade 980x90 bares
 

Notícias do Pescado

 

 

 
SeafoodBrasil 2019(c) todos os direitos reservados. Desenvolvido por BR3